Porquê eu gosto tanto de Sonic and The Secret Rings? Uma questão de filosofia de design

Sonic and The AWESOME Secret RingsMe dói no coração sempre que eu ouço alguém falar mal do Sonic. O coitado não está mais na boa forma que costumava exibir há uns dez verões, mas nem por isso deixa de ser um ouriço esforçado. Reconheço que os últimos jogos dele passaram muito longe de poderem ser considerados meramente passáveis, tendo no exemplo maior o terrível, impensável, hediondississíssimo Sonic The Hedgehog para PS3 e Xbox 360. Tão ruim que nem conseguiram pensar num subtítulo. Por essas e outras que, apesar de me doer o coração ouvir alguém falando mal de um personagem tão bacana, eu nem posso retrucar. Eles têm razão.

Exceto quando assunto vira para Sonic and The Secret Rings[bb].

Já tive inúmeras discussões, tanto online quanto offline, no papel de defensor desse jogo. Inclusive uma delas foi com o sábio Fabio Santana, que pelo menos concordou com o meu argumento, ainda que não com a intensidade com que eu o defendia. E é simples. O maior defeito do jogo na opinião de todo mundo é o design de fases. Justamente o ponto que eu achei mais sensacional. É, aham. Eu gostei do design de fases.

Mas eu estou colocando a carroça na frente dos ouriços. Que tal clicar no link e me deixar defender a minha tese com mais calma?

Vamos tirar primeiro do caminho aquilo com que eu e você provavelmente concordamos:

  1. Sim, colocar o Sonic numa aventura em clima de Mil e Uma Noites foi uma das idéias mais ridículas já concebidas em um brainstorming da SEGA, atrás somente de algumas outras como “Ei, e se a gente desse uma arma pro Shadow?”.
  2. Sim, a trilha sonora é repetitiva e de qualidade extremamente questionável, especialmente a música-tema que toca toda santa vez que o menu é exibido entre as fases. Concordo e defendo fortemente o seu direito de tê-la odiado, embora eu tenha até gostado um pouco.
  3. Sim, as fases realmente colocam coisas no teu caminho sem que você tenha a chance de desviar delas usando apenas os seus limitados reflexos de ser humano.

Mas agora me responda. Você já jogou algum jogo da série Burnout[bb]? Já jogou qualquer iteração da clássica série Ghouls n’ Ghosts[bb]? Já teve o prazer de experimentar a genialidade em forma de level design em Super Mario Bros 2 – The Lost Levels? Caso alguma das respostas tenha sido positiva, pergunto em seguida: gostou?

Aprecie a vista porque a leitura é extensaA “filosofia da fase contra você”
Se gostou, eu sinto muito, mas você não tem envergadura moral para criticar o design de fases de Sonic and The Secret Rings. Se você acha que tem, mal posso esperar para ouvir a sua tentativa de me convencer disso. O motivo é simples (e é ele que me incomoda): o mesmo motivo pelo qual esses jogos que eu citei são considerados ótimos é a chamada “filosofia da fase contra você”. Que é justamente o motivo pelo qual todo mundo mete o pau no Secret Rings.

Hoje em dia os jogos são pensados com a “filosofia da diversão acessível” (eu que estou inventando esses nomes, ok?), que consiste em criar uma experiência que possa ser aproveitada por todo tipo de jogador, do mais n00b ao mais l33t. Afinal, desde que os jogos deixaram de ser jogados na base da ficha e passaram a ser levados para casa, eles têm mesmo que se tornarem mais acessíveis. A “filosfia da fase contra você”, por outro lado, baseia-se no conceito simples de que o jogador é um adversário a ser vencido. Os games nasceram com esse conceito em mente, já que o objetivo do arcades era desafiar o jogador e fazê-lo morrer várias vezes e perder várias fichas até que conseguisse finalmente dominar o jogo. Vencê-lo. Beat it.

Sonic and The Secret Rings, assim como Burnout, Ghouls ‘n Ghosts, Lost Levels e tantos outros jogos, é pensado de acordo com a “filosofia da fase contra você”. A fase não está lá apenas para que você passe por ela sem mais dificuldades. Ela está lá pra te derrotar, pra limpar o chão com a sua cara. No caso, “a fase” poderia ser um sinônimo para “os designers de fases”. E esses carinhas são sacanas, eles pegam pesado. Aquele inimigo que você só viu depois que já tinha morrido carrega uma mensagem, e ela não é “foi mal, os caras deviam ter me colocado em lugar onde você pudesse ver de longe e desviar”. Não, ela está mais pra “TOMA, BABACA! Hahaha! Fase: um, jogador: zero! Da próxima vez vê se lembra de desviar, hein, perdedor?! Mas não adianta, porque eu vou te ver passando e vou rir da sua cara!”

E, cara, como é bom quando você passa riscando, com uma performance invejável, acertando milimetricamente cada curva e cada pulo de uma fase que já te matou dezenas de vezes! Dá uma sensação de superioridade incrível. Você fica realmente tentado a levantar do sofá, fazer a dança da vitória do Chandler e mostrar o dedo do meio para a TV, gritando coisas singelas como “CHUUUUUUUPA!”

O Sonic fica REALMENTE rápido depois de algumas horas de jogoSó para fechar o argumento, eu quero trazer a atenção novamente para o Super Mario Bros 2 – The Lost Levels. Qualquer um que já tenha jogado (se descabelado) as fases de sufixo “-4″ dele sabe do que eu estou falando. Os castelos do Bowser nesse jogo trazem, além das plataformas e inimigos malignamente posicionados, um elemento de puzzle que consiste em fazer o jogador adivinhar o caminho a seguir por entre as plataformas. Se você insistir em tomar qualquer um dos caminhos que não seja o certo (por exemplo, passar por cima de uma roda de bolas de fogo quando deveria passar por baixo), a fase simplesmente se repete, num looping infinito. E sem nenhum aviso de que é isso que o jogo está fazendo, ou mesmo uma dica que ajude a descobrir o caminho exato que o jogo quer que você siga. Se um jogo de tamanha malevolência é considerado por alguns o ápice da genialidade de Miyamoto (e por quase todos os outros um jogo pelo menos muito bom), Sonic and The Secret Rings não pode ter o seu design de fases criticado.

I rest my case.

P.S.: Eu tinha outros argumentos preparados, mas acho que todos concordam que o post já ficou grande demais, certo? Se vocês quiserem (o que eu acho difícil), eu posso fazer uma segunda parte desse post.

Wallpaper de brindeUm wallpaper bonitão de presente pra você que leu até aqui.

Tags: , , ,

About these ads

42 Responses to “Porquê eu gosto tanto de Sonic and The Secret Rings? Uma questão de filosofia de design”


  1. 3 Bicho do Mato segunda-feira, 19/11/2007 às 5:20 pm

    Segunda parte!

  2. 4 Uehara segunda-feira, 19/11/2007 às 5:44 pm

    Cara, você é um gênio. Ou, pelo menos, eu penso como você; e eu gosto do meu jeito de pensar, e digo isso assim, sem modéstia alguma.

    Pois é, comprei o jogo um dia desses porque me deu vontade, porque tinha o Sonic na capa, e porque queria controlar o bicho de qualquer jeito depois de ver alguns vídeos dele em Smash Bros Brawl. Comprei, ignorando resenhas dizendo que o jogo era ruim, ou gente dizendo que o jogo era ruim. E me surpreendi quando vi que o jogo não é ruim, mas sim o surgimento de um novo clássico. É assim que os jogos 3D do Sonic devem ser. É um jogo que mistura corrida e aventura, de uma forma extremamente desafiadora. E é um jogo que prova que o Sonic é rock, hardcore, radical e nervoso, e pra se dar bem em um jogo desses, você deve estar à altura do ouriço. Ou, pelo menos, ter bons reflexos.

    Desculpa o comentário gigante, mas pra resumir, você é o cara por desenterrar esse jogo (que nem é tão velho assim…) e uma parte 2 é mais do que bem-vinda!

  3. 5 Rodrigo segunda-feira, 19/11/2007 às 5:57 pm

    Segunda parte!
    Este foi o post seu mais divertido que ja li (se bem que estou com cerveja na cabeba, entao reconsidere). Eu quase comprei este joguete, mas o dinheiro nao permitiu. A unica coisa que me preocupa nele nao eh o design de fases, bastante linear, mas sim os controles. Pelo que vi e li, Sonic demora MUITO pra pegar no tranco e correr a toda a velocidade. Mas depois deste post, talvez eu o pegue, se acha-lo por uns 60 reais no mercadolivre ;P

    Por sinal, ontem mesmo estava fechando Mario Bros. Nao o Lost Levels, o 1 mesmo. E me matei para passar as fases 8-*. Passei horas e horas tentando nas mesmas quatro fases, sem sucesso, ate que consegui. Hoje recomecarei a jogar o Lost Levels, que abandonei a uns 10 anos atras, pois o achava muito dificil (na verdade eu nao gostava do cogumelo roxo). E estou esperando pelo pior. Ou pelo melhor, ja que eh isso que faz o Mario ser Mario.

  4. 6 Fabio Bracht segunda-feira, 19/11/2007 às 6:22 pm

    Uehara: Valeu! :D

    Rodrigo: Cerveja na cabeça? Sai dessa vida! (O lance é vinho barato, hehehe!) Quanto ao Sonic demorar a pegar velocidade, é meio verdade. Ele demora sim, porque ele vai evoluindo as habilidades no decorrer do jogo, mas pra mim não levou mais do que duas ou três horas de jogo pra eu dizer “agora sim, esse é o Sonic que eu conheço!” Quando eu cheguei no terceiro mundo, já tava bem legal!

    Todos os outros: Putz, acho mesmo que vou ter que fazer uma segunda parte. :P

  5. 7 Lucas segunda-feira, 19/11/2007 às 7:26 pm

    Eu topo uma segunda parte!

    Tenho um amigo que detestou o jogo; não quis nem sair das fases de tutorial… mas eu até que gostei, sabe. Só não jogo mais porque não consigo ganhar da fadinha na corrida de jeito nenhum… sempre tem um cacto filho-da-puta na minha frente pra atrapalhar. HAHAHAHAHAHA =.=

    Abraços!

  6. 8 Gui Stadler segunda-feira, 19/11/2007 às 10:23 pm

    Eu tenho inveja de você, Fabio. :(

  7. 9 Fabio Bracht terça-feira, 20/11/2007 às 12:10 am

    Lucas: tá aí o meu exemplo vivo. A fase te derrotou, cara. Te propôs um desafio e tu não foi bom o suficiente para vencê-lo. Vai deixar assim, barato? Vai deixar um joguinho de nada te botar pra correr? HEIN???

    Gui: Cala a boca. =)

  8. 10 Rafael terça-feira, 20/11/2007 às 12:31 am

    Só o Super Mario Bross 2 já serve como argumento final.

  9. 11 Daniel Trezub terça-feira, 20/11/2007 às 12:48 am

    “Dá uma sensação de superioridade incrível. Você fica realmente tentado a levantar do sofá, fazer a dança da vitória do Chandler e mostrar o dedo do meio para a TV, gritando coisas singelas como “CHUUUUUUUPA!””

    Tem gente que NUNCA vai entender o que é essa sensação, que eu acho mais viciante que muita droga por aí. E manda uma segunda parte, sim!

  10. 13 Gui Stadler terça-feira, 20/11/2007 às 9:52 am

    Tu nem sabe inveja do quê, burrão!

    O jogo eu curti. Entende? Tenho inveja da tua disposição pra escrever bem desse jeito.

    Baitola. >=(

    AUauhuhahuahu! Abração.

  11. 14 Claudio Prandoni terça-feira, 20/11/2007 às 4:17 pm

    Caro, Fabito!

    Belíssima argumentação. Confesso que curti o jogo, mas não tanto como você.

    Acho interessante essa idéia de “a fase te desafiar”, mas acho de uma mancada e injustiça tremenda os inimigos que aparecem do nada só pra te zoar e, principalmente, acima de tudo, a jogabilidade não ser tão precisa quanto o jogo exige.

    Acho que se fosse um esquema de jogo tradicional funcionaria melhor.

    Sim, é o melhor Sonic em 3D, mas ainda está a anos-luz de distância dos Sonics bidimensionais. :P

  12. 15 Argus terça-feira, 20/11/2007 às 4:56 pm

    CALEM A BOCA EU GOSTO DE SONIC HEROES OKZ

    Bom, tava pensando. Essa sensação de superioridade é vista em muitos jogos, mesmo os mais “normais”.

    Lembro perfeitamente como eu reagi ao derrotar o Thardus, de Metroid Prime, depois de várias tentativas mal-sucedidas.

    Mas nesse jogo deve ser BEM maior a sensação, não?

  13. 16 Fabio Bracht terça-feira, 20/11/2007 às 6:53 pm

    Prandoni: sinto discordar, ilustre colega, mas eu achei a jogabilidade tão precisa quanto a mira do James Bond depois de uma seção de Yoga. Não tive absolutamente nenhum problema com ela.

    Talvez o teu problema esteja na pecinha que segura o Wii Remote. Haha, tô zoando! :P

  14. 17 Farley terça-feira, 20/11/2007 às 9:00 pm

    Ah, eu gostei desse Sonic. E gostei muito das músicas. E realmente algumas missões são bem difíceis (ainda mais pra pegar medalha de ouro), mas gostei muito.

    O único ponto que acho falho nessa coisa de “a fase contra o jogador” é que você acaba tendo que decorar o que acontece nas fases. Algumas delas eu tive que decorar pra conseguir passar, por mais que mesmo decorando coisas podem acontecer do nada.

    Segunda parte \o/

  15. 18 Lucas Patricio terça-feira, 20/11/2007 às 10:22 pm

    Concordo com o Prandoni, mas ainda acho que o melhor Sonic 3D foi o de Dreancast, o primeiro adventure. Achei genial.

  16. 19 Fabio Bracht terça-feira, 20/11/2007 às 11:02 pm

    Eu acho que o título de Melhor Sonic em 3D fica pro Sonic Adventure 2, seguido muito de perto por Secret Rings… e sem terceiro lugar. :P

  17. 20 Farley quarta-feira, 21/11/2007 às 9:40 am

    Ah sim, queria saber quem foi a mente maravilhosa que inventou uma selva pré-histórica no mundo das Mil e Uma Noites… Simplesmente sem sentido.

  18. 21 mari quarta-feira, 21/11/2007 às 3:15 pm

    Concordo com o ponto de vista. Excelente.

    Mas queria acrescentar que existem “dificuldades” que parecem que os criadores do game não queriam colocar intencionalmente. Essas são as realmente irritantes. Tipo um bug transponivel.

  19. 22 Sardo quarta-feira, 21/11/2007 às 3:29 pm

    Hahahaha, sou o amigo do Lucas que odiou conforme ele disse.
    Na verdade, não é que odiei, apenas não tive paciência pra passar do tutorial. Mas lendo o que tu escreveu, me deu uma coceirinha na mão pra sentar lá e encarar.

    Manda logo uma segunda parte e me convença 100%, já que uns 50% tu já conseguiu.

    ^^

  20. 23 Fabio Bracht quarta-feira, 21/11/2007 às 5:09 pm

    Srado: pode deixar! Assim que tiver um tempinho, parte 2 aqui no blog!

  21. 24 Rulico quarta-feira, 21/11/2007 às 8:59 pm

    E agora?
    Eu quero jogar Sonic and the Secret Rings mas.. cade o Wii ? =/

  22. 25 Uehara quinta-feira, 22/11/2007 às 4:13 pm

    Pra quem tiver dificuldades pra ganhar da fadinha, é só esperar habilitar a barra de soul pra poder usar Speed Break e Time Break, facilita bastante.

    Só pra completar, mais dois pontos que eu gostei bastante nesse jogo: trilha sonora e história. São duas coisas que as pessoas costumam reclamar do jogo, mas eu gosto dessa trilha de rock que acompanha os jogos do Sonic. E a “história”… não que a história em si seja brilhante, mas os diálogos e as sacadas do Sonic são muito boas. Depois de fechar o jogo, vale a pena conferir as cenas de diálogos.

    E pra não dizer que o jogo é perfeito, o modo “Party” é uma droga. Passe bem longe daquilo.

  23. 26 Claudio Prandoni sexta-feira, 23/11/2007 às 6:25 pm

    Salve, galera!

    Fabito: quer dizer então que agora vai ficar fazendo chacota do colega de profissão!!! Beleza, beleza…

    Contudo, apesar de meu colega caiçara Lucas ser muito mais educado que o senhor sou obrigado a concordar contigo e discordar dele. Acho o Sonic Adventure 2 o melhor Sonic 3D – o que na verdade não quer dizer muito se compararmos com as incursões bidimensionais do garoto sônico.

  24. 27 matheus terça-feira, 18/12/2007 às 6:57 pm

    [red]oi eu sou matheus eu quero jogar muitos jogos do sonic maneiros xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  25. 28 matheus terça-feira, 18/12/2007 às 6:59 pm

    [red] oi eu sou o matheus eu quero jogar muitos jogos do sonic
    maneiros
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  26. 29 Diego Nunes sábado, 02/02/2008 às 12:20 am

    blog morto (ou quase)
    mas tudo bem
    só queria dizer que o sonic adventure 2 foi o único que joguei
    e eu não gosto nenhum pouco dele
    xD
    principalmente as fases com o knuckles

  27. 30 Diego Nunes sábado, 02/02/2008 às 12:21 am

    único que joguei dos 3D
    u.u

  28. 31 lactose sábado, 08/03/2008 às 5:20 pm

    Eu gosto muito mais de sonic adventore 2 do que mario sunshine, e a maioria dos avaliadores(pode olhar o metacritic) prefere sonic ao mario, da pra ver perfeitamente que o sonic levou um dez de certos criticos enquanto mario não levou nem um dez e a té levou um dois

  29. 32 Carlos quinta-feira, 19/06/2008 às 11:23 am

    Ola
    gostaria de saber como passar a primeir fase do sonic para ps3, naquela parte que ele tem q atravesar o rio,

    to pagando o maior pau, quase quebrei o Dvd,
    por favor alguem me ajude, abracus

  30. 33 Michael Tim sábado, 28/02/2009 às 2:28 pm

    I love your site!

    _____________________
    Experiencing a slow PC recently? Fix it now!

  31. 34 jessica sexta-feira, 22/05/2009 às 5:21 pm

    seja o que for eu amo tudo o que e do SONIC eu gostei muito de ler esses asuntos ,quero diser que o sonic foi o personagem que me espirou des de pequenina adesenhar. com serteza quando alguem fala mal do SONIC eu fico supar nervosa al mesmo tempo tristi. bejos pora todos e um para o sonic a espiração dos meus desenhoa, BAYBAYYYYYYYYYYYYYYY

  32. 35 flavio segunda-feira, 14/09/2009 às 1:01 am

    a cara gostei do seu argumento,me lembro quando terminei o mega man x o jogo maldito, comemorei,xinguei a tv , e se não me falha a memoria fiz até uma dancinha

  33. 36 Thiago quinta-feira, 27/01/2011 às 8:52 pm

    Ola
    gostaria de saber como passar a primeir fase do sonic para ps3, naquela parte que ele tem q atravesar o rio?

    Obrigado!


  1. 1 Porquê eu gosto tanto de Sonic and The Secret Rings? - Parte 2 « 16-BIT Trackback em sábado, 24/11/2007 às 1:38 am
  2. 2 Do nenhum a muitos. « Station Square Trackback em quinta-feira, 06/12/2007 às 9:33 am
  3. 3 Fotos e vídeo do novo Sonic vazam; Sonic Team encontra a salvação « Hadouken Trackback em domingo, 23/03/2008 às 2:28 pm
  4. 4 [Review] Sonic Unleashed: 10/10! - Continue » Trackback em segunda-feira, 24/03/2008 às 10:01 am
  5. 5 [Resenha] TrackMania Nations Forever - Continue » Trackback em quarta-feira, 07/05/2008 às 5:50 pm
  6. 6 Yuzo Koshiro=Sonic? « Hadouken Trackback em quarta-feira, 18/06/2008 às 11:52 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: