O “i” da Questão

(Continuação)

Recentemente, o site Shacknews revelou que a Sony estaria planejando uma nova versão do PSP, com disco rígido e sem o drive de UMD – informação que, naturalmente, não foi oficializada pela companhia. Agora, porém, foi a vez do site Tech Spy falar sobre o "novo" PSP, cujo nome é PSi ("i" de Interactive), cujas principais novidades seriam as dimensões reduzidas e uma tela sensível ao toque.

Fonte: UOL Jogos

PSP RearEste transcrito era pra ter iniciado o post de ontem. O post todo era pra ser sobre isso, aliás. Mas, no fim, eu acabei achando que do jeito que estava já dava um post por si só.

Enfim, o que diz a notícia acima? Basicamente, diz que a Sony está pronta para copiar o conceito mais básico e fundamental do Nintendo DS – a sua tela sensível ao toque. É claro que é só um boato (e na verdade eu nem levaria muito a sério, se fosse você), mas paremos pra pensar: e se for verdade? Não seria nenhum absurdo, e nada de novo. É a história do Rumble Pack e do direcional analógico se repetindo.

Eu montei esse blog com o intuito de dar a minha opinião, e é isso que eu estou fazendo. É claro que ela, como qualquer outra opinião de qualquer outra pessoa, pode e deve ser contestada e discordada, mas eu me reservo no direito de expressá-la. Como disse alguém que eu não me lembro, "eu posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas lutarei até a morte pelo direto de dizê-la".

E falando em citação, tem uma ótima, de um cara chamado Pablo Belmonte, que criou o famoso vídeo Nintendo ON:

"From my point of view the virus that began to infect the gaming world was Playstation (in saying this people will want to kill me). Right now Sony does not care about taking over the video gaming word and only thought about the sales and the market. They applied a lot of effort into business skills to dominate the customers which, they had built with other products, they made it out like the Playstation was a serious adult console so people bought it believing that they were at the top of the videogame market and better than the rest who's infantile games devalued that videogame world.

The reality was that Sony took advantage of the stupidity and ignorance of all those people who didn’t know that they were part of a marketing campaign to purposely make them buy it. They made their own market for people who wanted games but didn’t care for the quality and where piracy was the order of the day."

Em português, seria mais ou menos assim:

"No meu ponto de vista, o vírus que começou a infectar o mundo dos games foi o PlayStation (e provavelmente as pessoas vão me matar por dizer isso). No momento a Sony não se importa com o que faz com o mundo dos games e só pensa nas vendas e no marketing. Eles puseram muito esforço em técnicas de marketing para dominar o mercado consumidor que eles já haviam construído com os seus outros produtos, eles fizeram parecer que o PlayStation era um console sério e adulto para que as pessoas o comprassem acreditando estarem no topo do mercado de videogames e serem melhores do que o resto [das pessoas], cujos games infantis desvalorizavam aquele mundo [dos games].

A verdade foi que a Sony tirou vantagem da estupidez e ignorância de todas aquelas pessoas que não sabiam que eram parte de uma campanha de marketing voltada justamente para que eles o comprassem [o PlayStation]. Eles construíram o seu próprio [nicho de] mercado para as pessoas que queriam games mas não se importavam com qualidade e onde a pirataria era a ordem do dia."

Eu mesmo não concordo com grande parte do que esse cara disse, mas uma coisa temos que admitir: o rapaz teve muita "cara" de falar um negócio desses. A lot of guts.
Quanto ao suposto PSi, mesmo não se tendo certeza de nada, dá pra se desconfiar de uma coisa: não será um produto totalmente original.

"Interactive", nada. Esse i é de "Imitation", que eu sei!😛

E agora chega de post falando mal. Amanhã (ou segunda) o blog volta a ser paz e amor, prometo. =)

7 Responses to “O “i” da Questão”


  1. 1 Puma88 quinta-feira, 13/04/2006 às 2:30 pm

    Já comentei sua opinião ontem, então hoje vou comentar apenas sobre o PSi.

    A idéia parece interessante, até porque o interessante do Nintendo DS é sua tela sensível. O fato de ter duas telas é bastante descartável. Na absoluta maioria dos games esse recurso é puramente cosmético e é utilizado apenas para evitar “telas de pause”. Há um argumento semelhante para o microfone mas isso eu deixo para uma outra oportunidade.

    Então um PSP com uma única tela, e sensível, poderia dar certo. Mas isso é fake dos brabos.

    Abraço, Fábio.

  2. 2 Thiago Duarte quinta-feira, 13/04/2006 às 2:32 pm

    Quanto ódio. =)

    Mas eu concordo em parte. Embora o fato de alguns dos melhores jogos que já joguei na minha vida serem para PlayStation, eu concordo. Em parte.

  3. 3 galiano quinta-feira, 13/04/2006 às 6:21 pm

    isso ai, to gostando de ve!
    o blog ta crescendo bem rápido!
    \m/!

  4. 4 CarlosRod quinta-feira, 13/04/2006 às 7:15 pm

    Eu não comentei ontem porque achei o post incompleto – sei que foi proposital, mas pra mim o post acabou “meio no meio”, aí preferi esperar sua conclusão pra opinar.

    Eu também acho que a Sony exagera, vide o controle do PS1, que já era uma cópia do SNES, foi mudado 2 vezes rapidamente, uma para o Dual Shock por causa da alavanca do N64, e outra para o Dual Shock 2 para o rumble. Tá certo que não foi a Big N que inventou todas essas coisas, mas ainda assim o maior mérito é dela, que popularizou e mostrou como fazer elas funcionarem direito num game. Mas assim como o Thiago lá da NGM disse, tudo o que dá certo é copiado… não é uma idéia errada alguém ver que uma coisa funciona e querer fazer o mesmo. A única coisa que me desagrada é que por vezes é como se uma empresa gananciosa estivesse subindo pelas custas e idéias de uma empresa que não teme a inovação.

    Sobre o tal PSi… se for verdade, é mais um ponto pra Nintendo na história dos games – não foi ela que inventou a tela sensível, mas foi ela que deu o primeiro passo no que possívelmente venha a se tornar o padrão em portáteis. Por isso boto a maior fé que o controle do Revolution vai sacudir legal o mercado.

    Abraços!

  5. 5 Raven Lord sexta-feira, 14/04/2006 às 8:53 am

    Pois é… A Sony só estaria mostrando a superioridade da concorrência com esta atitude antiética. (Partindo do princípio que o boato seja verdadeiro).

    PS: A frase é de Voltaire.🙂

  6. 6 Fábio Barros sexta-feira, 14/04/2006 às 1:57 pm

    Voltaire, o rato do Ed Mort?😉

    Valeu o esclarecimento, Raven.


  1. 1 play game Trackback em quinta-feira, 12/03/2015 às 2:38 am

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


