Diamantes e Pérolas

Pokémon DSFalta menos de um mês para a E3. Desde já, todos estão com os olhares voltados para Los Angeles, esperando alguma novidade em particular. E este ano as atenções estão bem divididas: uns esperam pela primeira demonstração oficial do "poder extremo" do PlayStation 3, outros não se aguentam em pé para ver a segunda leva de jogos do Xbox 360, enquanto um terceiro grupo mal dorme direito, imaginando que diabos a Nintendo ainda esconde sobre o seu Revolution.

Eu posso afirmar com certeza que me encaixo nesse três grupos, porém talvez não em partes iguais. Mas a verdade é que um dos jogos que mais tem me feito roer unhas de ansiedade não é de nenhum console da "nova geração", mas sim do Nintendo DS. Trata-se dos dolorosamente escondidos Pokémon Diamond & Pearl.

Qualquer um que já tenha treinado pokémons em seu Game Boy Color/Advance vai concordar comigo quando eu afirmar que o Nintendo DS é a casa perfeita para o título definitivo dos monstrinhos. Parece que Pokémon foi criado em 1996 já com o conceito do portátil de duas telas em mente, só esperando que ele fosse finalmente lançado, quase 10 anos depois.

Quando uma softhouse tem em suas mãos uma grande franquia e precisa fazer um jogo que tenha algo de original, que renove a série, normalmente há de se ter um cuidado extremo para não sujar o nome da franquia com um jogo de má qualidade. Nesse caso, a GameFreak está em uma posição absolutamente favorável. Se ela fizer simplesmente o que esperam dela (e não é nada difícil), o jogo já será o mais vendido do DS por vários meses consecutivos. Ela teria que se esforçar é pra estragar o jogo, porque isso sim seria difícil.

Como eu adoro tentar prever o futuro, vou listar algumas coisinhas que eu adoraria ver em Pokémon Diamond & Pearl. Clique no link a seguir para ler o resto.

– Estações do Ano
Desde Gold & Silver nós já temos o conceito do relógio interno, que é absolutamente incrível nos jogos da série. Que tal se dessa vez o pessoal da GameFreak se inspirasse em outros eventos que essa função pode proporcionar, como estações do ano ou fases da lua? Não seria o máximo capturar aquele pokémon que só aparece em noites de inverno que façam lua cheia? Ou que nas manhãs de primavera você encontre muito mais Butterfrees (e pokémons do tipo inseto, em geral) do que no inverno?

– Comunicação Via Microfone
Esta teoria eu ainda não desenvolvi o suficiente, mas com certeza o microfone poderia ter um papel importante nas batalhas. Chamar o pokémon de volta, caso ele estivesse apanhando muito, ou chamar pelo nome o pokémon que vai entrar no lugar, por exemplo. Ativar algum poder especial… quem sabe as possibilidades disso? Poderia ser usado para ativar as HMs enquanto na aventura. Seria ótimo poder cortar aqueles arbustos chatos simplesmente dizendo "cut!", sem ter que entrar em um menu pra isso, não seria? Na verdade, tudo isso seria, sim, muito legal, mas pra falar a verdade eu até dispensaria. Eu não ligaria de abrir mão de todas essas possibilidades, desde que eles não deixassem de incluir funções de voz nas…

– Capacidades Online:
O maior sonho de todo fã de Pokémon sempre foi que existisse um modo online para batalhar ou trocar pokémons. Ainda mais aqui no Brasil, onde encontrar um outro treinador é o maior dos desafios, principalmente fora dos grandes centros urbanos. E, com o sucesso da Nintendo Wi-Fi Connection, isso já é praticamente confirmado nas novas versões do jogo. Como isso será feito é que é o mistério. Eu vejo muitos fãs por aí dizendo que o legal seria transformar Diamond & Pearl em MMORPGs, com todo mundo andando pelos mesmo ambientes e se desafiando para duelos. Eu digo que isso seria inviável, tanto pela parte técnica quanto pela parte de jogabilidade. O ideal seria criar um lobby em cada Pokémon Center para isso. Algo como um lounge, uma área de socialização de treinadores. Quanto à Friend Codes e à política de segurança e privacidade dos jogadores que a Nintendo vem empregando, eu imagino uma coisa assim: você vai poder batalhar com qualquer pessoa, mesmo um estranho, mas sem nenhum tipo de comunicação, nem troca de Pokémons. A conversação por voz (de preferência durante as batalhas, diferente de Metroid Prime: Hunters) e a troca de monstrinhos só serão habilitadas com aqueles que estiverem na sua lista de amigos. Talvez não seja o ideal e nem o que esperamos, mas eu imagino que a Big N tem algo parecido com isso nos seus planos.

– Gráficos Simples:
Eu realmente espero que a GameFreak não resolva colocar gráficos de ponta só porque o DS é algumas tantas vezes mais potente do que o GBA. Isso estragaria completamente o jogo, na minha opinião. Os gráficos de Pokémon têm que continuar sendo simples, com cores vivas e chapadas, como sempre. Óbvio que, com o poder extra, poderia-se investir mais nos detalhes. Quem sabe algumas árvores chacoalhando, ou coisa assim. E nas batalhas, idem: nada de gastar toda memória disponível em animações repetitivas para os pokémons. Eu espero que eles invistam muito nas animações de ataque e de fenômenos climáticos como chuva, neve e vento. Isso seria bem mais simples e daria um ótimo look para a série. A GameFreak nunca desapontou a ninguém no quesito gráficos, então eu estou confiante de que esta não vai ser a primeira vez.

– Funcionalidade da Touch Screen:
Pelo que eu ouvi falar, a tela de toque do Nintendo DS terá papel fundamental nos novos jogos Pokémon Ranger. Espero que os desenvolvedores usem esses jogos como laboratório (se der tempo) para as funcionalidades da tela de toque, a fim de incluí-las, melhoradas, nas versões Diamond & Pearl. Definitivamente, esses jogos terão que incluir comandos de toque na hora de capturar os monstros, de alguma maneira. Ainda não imaginei de que maneira, mas acho que isso pode ser considerado aposta certa. Talvez a gente tenha que arremessar a pokébola nos pokémons arrastando e soltando ela, do mesmo modo que arremessamos as bolhas no Yoshi's Touch and Go. Isso poderia ser legal, mas acho que talvez envolvesse um esforço de programação maior do que o que poderia ser gasto em uma função tão "pequena" do jogo. Mas que ia ser legal, ia.

Enfim, eu espero que a GameFreak faça o máximo para fazer desse o jogo definitivo e obrigatório para o Nintendo DS. Um que venda mais do que Animal Crossing e Mario Kart DS juntos. Que tenha mais interatividade e capacidades online do que qualquer outro. Por algum motivo, eu estou bastante confiante nisso.

E pensar que ainda falta quase um mês para a bendita E3…

25 Responses to “Diamantes e Pérolas”


  1. 1 Puma88 segunda-feira, 17/04/2006 às 1:13 pm

    Nossa, você gosta pacas de Pokémon, hein? Eu também curto bastante, mas talvez por não ter um DS não estou aguardando tanto assim os novos títulos.

  2. 2 MarioXD segunda-feira, 17/04/2006 às 2:40 pm

    Com tantos jogos no mercado acabei me esquecendo deste título.
    Mas agora que você tocou no assunto, me lembrei do que um jogo como pokemon é capaz de fazer e estou esperando anciosamente pelo lançamento dele.

  3. 3 Raven Lord segunda-feira, 17/04/2006 às 8:59 pm

    Pokemon era de fato muito bom…
    …mas usando sempre a mesma fórmula ficou repetitivo, perdeu grande parte parte da “graça” do original, além da gigantesca banalização que fizeram com os pokemons.

    Como sempre disse: a Nintendo não deveria desperdiçar um franquia tão famosa com essas produtares fracas. Se colacassem um Pokemon na mão da Intelligent Systems teriamos um jogo maravilhoso.

  4. 4 Lef terça-feira, 18/04/2006 às 12:34 am

    Acho que, no caso, o que a franquia realmente precisa, é de uma renovação… porque do jeito que está, vai realmente cair no esquecimento.

  5. 5 Fábio Barros terça-feira, 18/04/2006 às 2:23 pm

    Bom, pessoal, tá certo que eu não jogo “a sério” um jogo da série desde Gold & Silver, mas eu não vejo uma renovação como uma coisa absolutamente necessária. Se for bem feita, não fará mal nenhum, mas na minha opinião a série continua muito bem!

  6. 6 Gustavo Pansonato sábado, 21/10/2006 às 1:12 pm

    quando vai lançar no Brasil o pokemon diamante e perola

  7. 7 gustavo alves sexta-feira, 12/01/2007 às 8:18 pm

    Quando que o pokemon perola e diamante vão sair no brasil.me mande a resposta no meu msn por favor

  8. 8 saul segunda-feira, 22/01/2007 às 10:30 pm

    po
    eu amooo pokemon eh minha vida…sabe eu tenho o nintendo ds lite…e quea saber se alguem poderia me dizer qndo pokemon diamond peral seria lançado no brasil…acho q eh em abril,ouvi falar… xau

  9. 10 Fabio Bracht terça-feira, 23/01/2007 às 7:39 am

    22 de Abril é o dia, pessoal. Marquem no caderninho. =)

  10. 12 Alexandre segunda-feira, 09/04/2007 às 8:51 am

    Quando e que o Pokemon diamante e o perola estarao em quarteira?
    Espero que venho muito depressa que eu ja ando a roer as unhas de tanta ansiosidade!

  11. 13 victor quinta-feira, 07/06/2007 às 4:50 pm

    Qem não tem dinheiro fica com água na boca

  12. 14 alisson sábado, 09/06/2007 às 6:47 pm

    como eu faço p/ cortar aquelas árvores??
    eu equipo meu pokémon com o cut mas depois ñ sei o q fazer!!!

  13. 15 jhonatan domingo, 08/07/2007 às 3:31 pm

    pokemon eh legal mas quando estara nas prateleiras

  14. 16 Fabrizzio Germam sábado, 06/10/2007 às 3:30 pm

    eu adoro pokémon e eu tenho todos os codigos as estruçoes

  15. 18 Anônimo terça-feira, 29/04/2008 às 4:37 pm

    legal oque você fez

  16. 19 fabio henrique segunda-feira, 01/12/2008 às 10:25 am

    como faço para descobrir meu codigo no pokemon diamante

  17. 20 c xD segunda-feira, 08/12/2008 às 10:17 am

    oi gente
    eu tenho a national dex e sou um pouco bom eu acho…
    eu sei q existem pessoas que conhecem mais de pokemon do que eu, e no DS tambem mais mesmo assim eu sou super fã!
    acreditem
    se tiverem alguma duvida me perguntem
    ok?
    podem contar!
    um exemplo sao os meus lendarios:
    -Dialga
    -Cresselia
    -Heatran
    -Uxie
    -Menprit
    não deu pra capturar o Giratina nem o Azelf, eu não consegui pela minha falta de atenção.
    shuashuashuashuashuashuashua!
    mas comuniquem!
    vlw!
    (comunique pq uma vez na vida eu quero ser importante) shuashuashuashuashuashuashua!

    • 21 xd p sábado, 06/06/2009 às 10:57 pm

      ele ta falando do ruby ou do perla ? seja oque for eu acho os codicos do pokemon ruby uma ova eu tentei mais nao deu certo entao tentei no perla deu certissimo eu tenho :celebi,deoxys ,entei,siucune,raikou,mew,mew two ,regeice ,registeel,regirock,ho-oh.aticuno ,zapdos ,moltres,lugia ,groudon,kiogre,rayquaza jirachi,latias, latios eo meu sonho e ter o dialga ,palkia ,arceus creselia enfim tods os pokemons lendarios mi help(ajuda) por favor

  18. 22 c xD segunda-feira, 08/12/2008 às 10:20 am

    ouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    eu quero o Arceu,Sharmin,Darkrai!
    ( escrita pode estar errada pq eu nao to confirmano)
    eu sei como pega eles (sem malicia)
    ¬¬

  19. 23 q domingo, 25/01/2009 às 11:07 am

    tem poke diamante de gba?

  20. 24 morte terça-feira, 07/04/2009 às 3:58 pm

    eu tenho poke dex completa e todos os pokemons que existem no nivil 100


  1. 1 16-BIT » Blog Archive » O que eu quero ver nessa E3 Trackback em quarta-feira, 26/04/2006 às 11:10 am

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


