Taikodom e o Conceito de Sociedade

Taikodom LogoEu lembro da minha reação quando eu fiquei sabendo do jogo Taikodom, da empresa catarinense Hoplon Infotainment, e de todo o seu conceito de "Massive Social Game": "Grande idéia! Um jogo online onde essa chatice de ficar o tempo todo subindo de level não é importante!"

Não que o esquema tradicional dos MMORPGs de subir level, seja a coisa mais maçante do mundo, mas qualquer um que tenha jogado Ragnarök Online (ou qualquer outro do tipo) por algum tempo sabe que isso pode muito bem dar no saco, sim. O que me encantou no Taikodom foram as possibilidades de socialização, objetivos livres, classes diferentes sem nenhum foco em combate (como Jornalistas, por exemplo), interação entre os jogadores para conquista de objetivos mútuos… Essa coisa de sociedade, mesmo.

Eu nunca consegui jogar Taikodom, exceto alguns minutinhos na EGS do ano passado. Meu computador precisa de sérios upgrades antes que eu possa jogar qualquer coisa mais pesada do que Ragnarök. Mas só o que eu li a respeito já foi suficiente pra manter viva em mim a vontade de jogar assim que possível.

E você, o que acha dessa história de MMOGs, MSGs e MMORPGs? Gostam do esquema hack-n'-slash descompromissado ou preferem algo mais social, mais envolvente? Jogam algum jogo online massivo? Qual?

Essa é uma área na qual eu tenho muita curiosidade.

9 Responses to “Taikodom e o Conceito de Sociedade”


  1. 1 nakagawa quarta-feira, 03/05/2006 às 1:04 pm

    Gosto mais de RPGs “Standalone”, aqueles que têm começo, meio e fim… Tenho medo de me viciar nesses MMORPGs e eventualmente enlouquecer, começar uma fazenda de jogadores chineses loucos para jogá-lo pra mim e ganhar levels e gold… E não pára por aí…

  2. 2 Raven Lord quarta-feira, 03/05/2006 às 1:34 pm

    Tenho medo de começar a jogar um MMORPG e não conseguir mais largar. Sou uma pessoa muito “viciável”.😛

    Mas esse Taikodom aí, já foi lançado?

  3. 3 Fábio Barros quarta-feira, 03/05/2006 às 1:57 pm

    Raven Lord: Sim, o Taikodom já foi lançado, pelo que eu sei.

  4. 4 Puma88 quarta-feira, 03/05/2006 às 11:42 pm

    Já li umas impressões de Taikodom e a coisa pareceu muito interessante. Era sobre o beta (que obviamente era cheio de bugs) mas mesmo naquela altura (li faz uns dois meses, talvez mais) o negócio encantava. Esse lance de classe jornalista é demais. Posso estar errado, mas acho que é algo inédito.

  5. 5 Thiago Duarte sexta-feira, 05/05/2006 às 2:21 pm

    Hack and slash! Hack and slash! AHUahuahuuah!

    Na verdade, eu gosto bastante de coisas estratégicas e sociais também… então fica difícil responder.

  6. 6 VanCraft terça-feira, 23/05/2006 às 6:35 pm

    A ideia de um jogo como Taikodom eh realmente tentadora, as propostas deles sao boas

    Pena que o jogo em si seja lamentavelmente mal feito e ijogável, e, para ser sincero, a impressão que eu tenho eh que tudo que eles prometem eh puro papo-furado, porque, la dentro, tudo que sobra pra se fazer eh ficar atirando uns nos outros e tentando acertar algo, porque, o jogo eh ruim demais e o lag eh inacreditavel…da lag ate quando voce ta sozinho fazendo nada…

    mas, a ideia é boa, com certeza

  7. 7 [Iridus] sábado, 07/06/2008 às 9:12 pm

    Nakagawa, busque mais informações a respeito desse tipo de jogo antes de tratá-lo como se fosse uma mera ferramenta de promoção de vício e passível de geração de núcleos de trabalho escravo.

    VanCraft, o jogo é muito bem-feito pra uma empresa que não possui um histórico digno de uma “Blizzard” da vida e se você só consegue perceber a possibilidade de sair atirando nos outros, fale por si só. E não esqueça que lag pode ser também de hardware. Se o seu PC não possui os requisitos recomendados, isso pode acontecer facilmente.


  1. 1 Rodrigo Flausino » Taikodom, Hoplon, Revista Época e a parceria da IBM Trackback em quarta-feira, 29/08/2007 às 1:15 am
  2. 2 [Primeiras impressões] Beta de Taikodom, a grande promessa catarinense - Continue » Trackback em sábado, 14/06/2008 às 2:26 am

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


