Depois do Show – Parte II: Nintendo

Nintendo LogoOntem eu tive, pela primeira vez na vida, paciência para enfren- tar uma transmissão via streaming. Não tem nada que consiga me deixar mais irritado do que streaming em Windows Media Movie, mas foi por uma boa causa. Eu não podia perder a conferência da Nintendo por nada nesse mundo.

Graças ao já difamado streaming eu perdi a abertura do show, a parte em que Miyamoto em pessoa aparece vestido de maestro e com a sua "freestyle batuta" (o próprio controle do Wii) em mãos para conduzir uma orquestra virtual ao som da trilha clássica de Zelda. Mas não faz mal, o resto do show eu pude acompanhar quase que por inteiro.

Das coisas que eu esperava que acontecessem, algumas aconteceram e outras não. O nome final do console era o primeiro item da lista e, como todo mundo já sabe, eu nem precisei esperar até a E3 para saber; O segundo item era o anúncio da data de lançamento e do preço, que não foram revelados ainda. E pela primeira vez eu estou achando que vai ser mais de 199 dólares; O próximo item era "demonstração prática da interface do console e do seu uso da Nintendo Wi-Fi Connection, além de formas de conexão entre o Revolution e o Nintendo DS". Bom, em essência, nada disso foi mostrado. Mas a compensação veio com o anúncio do WiiConnect24 (falo mais sobre ele abaixo); A seguir eu pedia a revelação do controle Shell e uma demonstração detalhada da jogabilidade do novo Zelda no Wii. A Nintendo atendeu aos meus pedidos praticamente como se os tivesse ouvido; O próximo "pedido" era uma série de jogos em versões jogáveis na feira. Aparentemente, o único que escapou da lista foi o Super Smash Bros Wii, que não deu nem sinal de vida, apesar de ser um dos mais esperados (e aparentemente confirmados) da Nintendo; Os meus desejos de anúncios de um novo Super Mario e um novo Animal Crossing foram atendidos pela metade: Super Mario Galaxy foi anunciado, mas nada de Animal Crossing; E para terminar eu tinha pedido que anunciassem Pokémon Diamond & Pearl para o DS e Pilotwings para o Wii. Esses anúncios não vieram, apesar de todo mundo ter visto o famoso teco-teco vermelho do Pilotwings para SNES voar nos primeiros minutos da conferência da Nintendo. Vamos torcer!

Mas agora vamos aos destaques referentes ao Wii da apresentação Nintendística de ontem, logo após o link!

– Controle com Speaker: A maior novidade relacionada aos controles do Wii é o fato dele agora contar com um pequeno speaker um pouco abaixo do centro. Confesso que ainda não sei qual será a verdadeira utilidade desse upgrade, mas vamos esperar para ver o que acontece. De acordo com a Nintendo, o speaker dará mais "profundidade de som" aos games. Como exemplo eles explicaram como será quando se atira uma flecha em Zelda, falando que, ao atirar a flecha, o zunido da flecha cortando o ar sairá primeiro no speaker do controle (mais próximo ao jogador) e vai ficando mais fraco no controle à medida que vai ficando mais forte no sistema de som da TV, dando assim a impressão de que o som da flecha "viajou" junto com ela. Com certeza é impressionante e muito original, mas deve haver algum uso maior para isso, algum que justifique o dinheiro gasto e tamanho adicional do controle para acomodar essa função. De qualquer modo, uma função bem-vinda.

– Shell: Fora o lance do speaker, a Nintendo ainda aproveitou para anunciar (não na sua conferência, mas no seu site oficial japonês) o controle shell do Wii, que servirá para jogar games mais tradicionais, ports nos quais as empresas não queiram alterar a jogabilidade e principalmente jogos de Super NES baixados via Virtual Console. Diferentemente do que estávamos imaginando até agora, ele será um controle avulso e não uma "extensão" do controle freehand, como o Nunchuck Unit. Fiquem com a única imagem disponível dessa novidade.

Controle Shell do Wii

– Sensor de movimento confirmado no Nunchuck: Esse é outro boato que já vinha correndo como certeza na internet, e agora foi confirmado. A Nunchuck Unit (aquela parte com o direcional analógico, ligada por um fio ao controle freehand) terá um sistema de detecção de movimento auxiliar, mais rudimentar que o do freehand. Como ele não será possível apontar ou fazer movimentos complexos em 3 dimensões, mas ele reconhecerá quando você o balançar para os lados ou para frente e para trás. A maioria dos movimentos de ataque do novo Zelda será feito dessa maneira.

– WiiConnect24: Para mim, um dos maiores anúncios da conferência da Nintendo desse ano foi esse. Não tenho certeza se o Connect24 é o nome do serviço online da Nintendo com o Wii ou se é apenas uma função do Nintendo Wi-Fi Connection, mas aposto que seja a segunda opção. Com o Connect24, o seu Wii nunca fica totalmente desligado. Mesmo quando você para de jogar, o console continua "na escuta" da internet, podendo receber conteúdo novo para os seus jogos a qualquer momento, assim que estes ficarem disponíveis. Com isso, cada vez que você ligar o videogame ele pode ter algum conteúdo novo ou mensagens dos seus amigos lhe esperando. Se as produtoras fizerem um bom uso dessa função, adicionando conteúdo regularmente, ela pode se tornar o maior destaque da Nintendo no mundo online.

– Jogos: Ah, agora o que interessa… os jogos! E disso ninguém pode reclamar do Wii, já que ele está com uma linha de jogos que há tempos não se via em um console Nintendo. Tem para todos os gostos, desde esportes (Tony Hawk Downhill Jam, Madden, WiiSports) até RPG (Final Fantasy Crystal Chronicles, Dragon Quest, Zelda Twilight Princess), passando por ação (Sonic Wild Fire, Project H.A.M.M.E.R., One Piece Grand Adventure), tiro (Metroid Prime 3, Red Steel) e… loucuras (WarioWare: Smooth Moves). Pode ter certeza de que não vai faltar jogo pra quem comprar um Wii no lançamento.

5 Responses to “Depois do Show – Parte II: Nintendo”


  1. 1 Érika quarta-feira, 10/05/2006 às 11:36 am

    Quero ver o videozinho da conferência!🙂

    Beijo!

  2. 2 CarlosRod quarta-feira, 10/05/2006 às 11:37 am

    Realmente faltaram informações na conferência da Big N, mas foi um show e nem tenho do que reclamar, principalmente quantos aos ótimos jogos do Wii, Cube, DS…. Eu li ali embaixo que você gosta do Yoshi’s Island, já viu o trailer do 2?😀 Parece estar bem legal, vai ser demais esse jogo!

  3. 3 Lef quinta-feira, 11/05/2006 às 6:02 pm

    Mas você perdeu a melhor parte da conferência, rapaz! :p

  4. 5 klaw sexta-feira, 12/05/2006 às 10:07 pm

    sem dúvidas a Nintendo mandou nessa E3. Num vejo a hora pra por as mãos no meu Wii.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


%d blogueiros gostam disto: