Preview Top10: Melhores games de DS presentes na E3

Ok, a E3 teve notícias boas pra todo mundo, mas eu acho que nenhum tipo de jogador foi tão beneficiado quanto o grupo "passei a vida toda jogando Nintendo e agora tenho um DS". Grupo ao qual eu, orgulhosamente, pertenço.

As sequências, remakes e títulos inéditos do portátil que afirma que tocar é legal fazem qualquer um se sentir orgulhoso de ter comprado um. É o que se pode chamar facilmente de dinheiro bem gasto.

Aproveitando que tem pelo menos uma dezena de títulos que me fizeram ficar de boca aberta olhando para o monitor quando eu fiquei sabendo que iam ser lançados, eu aproveito para fazer não apenas um preview múltiplo ou uma lista, mas um Preview-Top10. Preview e lista ao mesmo tempo. Então vamos aos previews dos 10 jogos de DS mais esperados por esse humilde jogador. Depois do link:

10º: logo10.jpg

Nos tempos em que o N64 ainda era novidade, Banjo ainda não tinha uma pássara na mochila e Conker ainda não tinha tocado em uma garrafa de bebida alcóolica, eis que surge Diddy Kong Racing. Lembro de ter jogado logo quando saiu, e era uma sensação. Um jogo de corrida que misturava aventura, coleta de itens, história, tinha gráficos bonitos e uma jogabilidade refinada. Tudo isso deve estar presente na sua sequência para o NDS, porém com a palavra "mais" antes de cada item. O único problema é que eu também lembro de ter jogado a versão do N64 há pouco tempo atrás… e não consegui me lembrar como é que eu conseguia gostar daquilo. Estou pronto para ser surpreendido por Diddy Kong Racing DS, mas por enquanto ele fica em décimo lugar.

9º:logo09.jpg

Os donos de GameCube quase não falam de outra coisa. É Chibi-Robo pra lá, Chibi-Robo pra cá, "se você não jogou não sabe o que está perdendo" e etc e tal. E o pior é que funciona: eu mal posso esperar pra botar as mãos nesse game e ajudar o ser diminuto a fazer os trabalhos de casa e alegrar o pessoal. Por isso, mesmo sem ter jogado, já tenho certeza que é um bom game, e, logo, a sua sequência merece estar aqui em nono lugar.

8º:logo08.jpg

DK: King of Swing esteve entre as melhores surpresas que eu tive no GBA nos últimos meses. Apesar de ser um jogo limitado pela sua jogabilidade, já que é todo baseado nela, consegue divertir e ser descontraído com maestria. Não tive a oportunidade de ir muito longe na versão de GBA, por isso estou louco para jogar a versão de DS. Além de corrigir todos os defeitos apresentados pelo seu predecessor, DK: King of Swing DS ainda tem um toque de mestre: gráficos pré-renderizados, resultando em uma aparência maravilhosamente parecida com a da velha série Donkey Kong Country, do SNES.

7º:logo07.jpg

Eis aqui um dos jogos mais queridos por 10 entre 10 saudosistas da era 16 bits: Star Fox. O primeiro jogo a usar polígonos no SNES foi também o que melhor os usou e o que ficou mais gravado na memória dos jogadores que tiveram a oportunidade de viver a época dele. Depois de uma sequência de jogos que desvirtuaram completamente a série, parece que a Nintendo se tocou e resolveu lançar um Star Fox do jeito que deve ser: naves, tiros e um companheiro de equipe que vive pedindo socorro. Só isso já seria motivo para esperar ansiosamente, mas junto com a certeza da volta às origens veio também o anúncio de bem-vindas novidades: multiplayer (provavelmente via Nintendo Wi-Fi Connection) e elementos de estratégia. Mais um bom motivo pra quem ainda não tem um DS não perder tempo e garantir logo o seu.

6º:logo06.jpg

Quando você joga um jogo por menos de 5 minutos, não entende uma palavra do que estava escrito nele e mesmo assim se apaixona pelo desgraçado, isso significa que aquele jogo é bom. E foi assim que eu me senti após 5 minutos de Osu! Tatakae! Oendan. As músicas cativantes aliadas à jogabilidade perfeita e ao inconfundível carisma e senso de humor japoneses quase me fizeram considerar a hipótese de importar essa pérola só lançada do outro lado do mundo. Mas agora algum santo enxergou o potencial do jogo em terras ocidentais e resolveu trazer oficialmente Oendan para esse lado do mundo. Mas, claro, não sem antes mudar o nome, as músicas, alguns traços da história e muitas outras coisas. Ou seja, não vamos ganhar apenas um remake, mas sim uma sequência espiritual! Palmas para Elite Beat Agents!

5º: logo05.jpg

Se eu acabei de descrever DK: King of Swing como "uma das melhores surpresas que eu tive no GBA nos últimos meses", Mario vs. Donkey Kong com certeza é a melhor. Não sei como esse jogo conseguiu passar desapercebido por mim por tanto tempo, só sei que, tirando o meu primeiro lugar dessa lista, Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis foi o jogo que mais me impressionou quando foi mostrado em um breve vídeo na conferência da Nintendo. Basicamente pela sua semelhança com Lemmings, mas também pelo seu estilo gráfico e tudo mais. Então eu fui atrás de descobrir o "1" ao qual esse "2" dava prosseguimento. Acabei encontrando um dos melhores jogos de GBA que eu já joguei (quem sabe eu poste um review completo quando eu terminar) e ficando ainda mais ansioso pela sua continuação, mesmo sabendo que a jogabilidade vai mudar bastante. Com certeza esse vai fazer estragos no meu DS.

4º:logo04.jpg

Se o MvsDK2 vai fazer estragos no meu DS, eu não quero nem ver o estado que a minha telinha de toque vai ficar se eu conseguir botar as mãos em um Mario Hoops 3-on-3. O jogo de basquete criado pela parceria Nintendo/Square tem tudo para ser o equivalente ao Mario Kart DS, só que trocando as pistas pelas quadras. Com um sistema de jogabilidade incrivelmente original e que tem tudo (tudo mesmo) para dar certo, gráficos matadores e promessa de multiplayer completo via WFC, não tem como esse jogo não ser sucesso. Sem contar que a última coisa que a Nintendo e a Square fizeram juntas foi (atenção: a frase a seguir contém altos níveis de ironia.) um pequeno RPGzinho sem graça chamado Super Mario RPG: The Legend of The Seven Stars.

3º:logo03.jpg

Quando todo mundo estava esperando ficar de queixo caído na GDC por causa de novidades em relação ao controle do então Revolution, a Nintendo conseguiu surpreender de novo. Todos ficaram, sim, de queixo caído, mas por um trailer que apareceu completamente do nada, sem aviso nenhum e que ninguém estava esperando (pelo menos não naquele momento): Zelda: Phantom Hourglass. É Zelda, tem gráficos bacanas, uma jogabilidade inspiradíssima no uso da tela de toque e ainda promete até multiplayer. Tem como não ficar ansioso?

2º:logo02.jpg

Três palavras podem explicar o motivo de eu não ver a hora de colocar esse game card no meu DS: "80 fases inéditas". Se o saudoso Super Mario World conseguiu ficar na memória de toda uma geração com 96 e o Yoshi's Island se sagrou o melhor jogo de plataforma já criado (na opinião de muitos, eu inclusive) com "míseras" 54, o que esperar do primeiro título do Mario com jogabilidade clássica em 2D desde 1994 quando ele diz que tem 80 fases inéditas? No mínimo um dos melhores jogos de 2006.

1º: logo01.jpg

Se teve um momento da conferência da Nintendo em que eu quase chorei foi quando esse logo que você vê ali em cima apareceu no telão do Kodak Theatre em Los Angeles. Yoshi's Island é, pra mim, o melhor jogo do Super NES disparado. Eu sei que não é para tanto, que o SNES tem muitos e muitos jogos maravilhosos e nenhum pode ser considerado o melhor de todos, muito menos "disparado". Mas eu não sei porquê, mas eu simplesmente idolatro esse joguinho. Nesse exato momento uma cópia da versão que saiu dele para GBA está lá, enfiada no meu DS, e eu estou curtindo em pequenas doses homeopáticas as fases extras que a Nintendo colocou, como se fossem os mais raros e caros doces do mundo. Então, meus amigos, mesmo que houvessem 100 lançamentos de peso para o DS, eu não consigo pensar em nenhum que pudesse ficar em primeiro a não ser Yoshi's Island 2.

18 Responses to “Preview Top10: Melhores games de DS presentes na E3”


  1. 1 ngmonline terça-feira, 16/05/2006 às 2:15 pm

    Bela lista, mas eu só joguei algumas fases de Yoshi’s Island, já que quem tinha ele era um amigo meu. Agora você me deixou com vontade de comprar a versão de GBA…

  2. 2 Érika terça-feira, 16/05/2006 às 3:44 pm

    O Yoshi é a coisinha mais fofa do mundo!
    É, exagerei, comentário menininha demais… uhahuhauha😛

    O Mario vs. Donkey Kong que você tá jogando é muito legal!

    Beijo!

  3. 3 Thiago Duarte terça-feira, 16/05/2006 às 4:06 pm

    Ééééé! Ótimo Top 10! Cara, confesso que estou pra lá de curioso com o New SMB. Deve ser muito bom!

  4. 4 CarlosRod quarta-feira, 17/05/2006 às 2:36 am

    Perfeito, cara! Yoshi’s Island 2 vai apavorar, eu também acho Mario vs. DK sensacional, nunca joguei o DK King of Swing mas tenho vontade. E acho que nem preciso citar Zelda e New Mario, né? Aaahhh, eu não me aguento de ansiedade para comprar o DS, tô esperando a versão Lite chegar para cá…

    Obs.: ngmonline é o Lef?? Você nunca jogou pra valer Yoshi’s Island??? Tsc, tsc… você me envergonha. Corre lá jogar, véio!😀

  5. 5 wesfernd quarta-feira, 17/05/2006 às 10:40 am

    Cara essa quantidade de jogos p DS so me deixam mais orgulhoso de ser um possuidor deste sistema maravilhoso que so a grande Mae Nintendo pode nos proporcionar.

    Faço minha a sua lista… a minha lista de prioridades e um pouco diferente da sua mas nao importa a ordem todos esses jogos ai eu vou querer ter…

    Mas o primeiro da minha lista e o ZELDA!!!! / Super Mario / StarFox

    Quem e esse NGMonLINE??? LEF??? sera???? O caçador de Xiitas???

  6. 6 Raven Lord quarta-feira, 17/05/2006 às 3:00 pm

    Mario vs. DK para GBA è maravilhoso. Muito bom, mesmo!

  7. 7 Fábio Barros quarta-feira, 17/05/2006 às 5:29 pm

    Um dos melhores jogos de GBA que eu já joguei! (Se bem que não foram muitos… :P)

  8. 8 lucas terça-feira, 23/01/2007 às 11:46 am

    seus porras cade os joigos

  9. 9 loureno terça-feira, 13/03/2007 às 6:54 am

    cade os jogos dessa porra

  10. 10 ???????????? terça-feira, 17/07/2007 às 8:38 pm

    tudo burros ideotas troxas sangue ruim sangue ruim

  11. 11 patrick sexta-feira, 31/08/2007 às 7:35 pm

    não ten nenhun jogo nesa droga de saite

  12. 13 Marcovisc domingo, 02/09/2007 às 7:21 pm

    ate q achei bom mas naop concordei mto com o numero 1

  13. 14 Marcovisc domingo, 02/09/2007 às 7:23 pm

    vcs tbm sao burro d procura jogo numa previw vao procura SITES no google em vez d fica falando mal aki

  14. 15 Gabriel Galvão terça-feira, 09/10/2007 às 1:46 am

    Podia ter colocado umas imagens dos jogos ao invés dos logos !

    mas já ajudou bastante !!!

  15. 17 richardson sábado, 21/03/2009 às 1:06 pm

    eu gostava muinto de yoshi’s iland,era muinto bem feito pa epoca e era tão bom andar pelos mundos do game
    gostei dele estar em primeiro mas ainda acho que o de snes bate qualquer copia ou jogo por ai,fora algums claro

  16. 18 Anonimo domingo, 09/05/2010 às 5:25 pm

    me pergunto… pq pokemon nao está incluido em tua lista? rsrs


Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


