Finalmente um jogo novo

Nas últimas semanas, depois de um jejum de muitos meses, eu adicionei dois itens à minha modesta coleção de games. Se é que dá pra chamar assim. A parte boa de não ter grana pra comprar games toda hora é que a gente se esforça ao máximo e pesquisa muito para não fazer besteira e comprar jogo ruim. A gente só compra quando sabe que o jogo é bom. E, modéstia á parte, eu acho que comprei dois jogos maravilhosos. Ao primeiro deles será dedicado o meu post de hoje. e do outro eu falo em um pŕoximo post.

:: New Super Mario Bros
Vocês vão ler (ou não) o meu review sobre esse jogo nas páginas da Nintendo World 97, que chega às bancas dia 5 de julho. Enquanto lá eu tentei dar uma opinião abrangente, que passasse uma noção exata do quanto o jogo é bom, mas sem deixar de apontar os defeitos, aqui eu vou me deixar tomar pela emoção de ser um “mariólatra”: o jogo é do caralho. Aqueles novos power-ups são bem mais divertidos do que eu imaginava.

O Mega-Mushroom, que deixa o Mario gigantesco, aparece mais do que talvez fosse necessário, mas mesmo assim é sempre uma emoção quando se vê o gorducho ficando do tamanho da tela, pronto pra destruir tudo à base de chutes e atropelamentos. Além do mais, há toda uma preocupação com o ponto certo da fase a usá-lo (quando você o tem em estoque, claro), de modo a aproveitar o poder para otimizar a destruição da fase. Isso porque quanto mais você destruir, mais vidas caem do céu depois. O jogo é generoso no que diz respeito aos cogumelinhos verdes, mas isso não diminui a minha vontade de pegar mais e mais. Deve ser por causa do barulhinho.

Já o Mini-Mushroom (já viu que os nomes não ganham nenhum prêmio de originalidade, né?) tranforma o Mario em Mini-Mario. Como o próprio encanador revelou, em recente entrevista, “I’m-a so cute when I’m-a like that!”. Não dá pra saber se ele está dizendo a verdade, porque ele fica realmente minúsculo. A graça disso é a mais improvável possível: o medo da morte. Quando você assume o controle sobre o ser diminuto no qual Mario se tornou, você percebe que ele corre mais rápido e pula mais alto, tornando-o razoavelmente mais difícil de ser controlado. Somando-se a isso o fato dele ser tão vulnerável quanto o Mario normal (morrendo ao primeiro toque de qualquer inimigo) e simplesmente não causar dano algum mesmo ao mais fraco dos Goombas (a não ser que se use a “bundada”, mas você não querer ficar usando isso o tempo todo), você terá a sensação alucinante de perigo que é controlar o Mini-Mario.

Isso sem contar o Koopa-Mario (ou seja lá qual for o nome). Com ele você ganha um casco azul de Koopa e pode usá-lo à vontade. Apertando o direcional para baixo você se encolhe dentro de sua nova proteção e os inimigos não lhe acertam — nem mesmo os chefes. Atingindo a velocidade máxima em uma corrida você experimenta a sensação de ser um Koopa correndo “à toda” dentro de seu caso, detonando tudo no caminho. Acredite, é bem legal. E talvez a melhor das habilidades desse power-up seja a menos óbvia: você se movimenta vinte e sete vezes melhor dentro d’água.

Outra coisa que eu sinto que devo mencionar é o multiplayer. É realmente uma pena que a maioria das pessoas não tenham a oportunidade de experimentar o frenesi que é disputar o modo Mario vs. Luigi ou os minigames que podem ser jogados por até 4 pessoas ao mesmo tempo. No primeiro modo, Mario e o seu irmão são jogados em uma fase infinita (onde o fim da extremidade direita é o início da extremidade esquerda e vice-versa) e cada um deve “se virar” para ser o primeiro a agarrar 5 estrelas. Elas vão aparecendo uma por vez, em intervalos de vários segundos, dando tempo para que o irmão que não conseguiu pegar a estrela tente arrancá-la à força de seu brother. Imagine o Tom correndo atrás do Jerry, mas ambos com condições iguais. É mais ou menos assim. Divertido pra caralho.

Já o multiplayer dos minigames é o mais próximo que se pode chegar de um Mario Party no DS. (aliás, demorou pra lançarem um, né?) Só jogando pra entender, mas é uma festa completa, sério. Se você mora em São Paulo ou região, ligue para a redação da Futuro e marque um dia para vir aqui, aí a gente joga. Sério.

Resumindo, NSMB é um ótimo jogo. Talvez não tão bom quanto a imprensa em geral têm pintado, mas ainda assim muito bom e digno do preço dele na NGM. Deve ser porque a maioria dos reviews que eu li foram feitos por gamers old-school que se deixaram levar pelas lembranças do tempo em que descobriram o primeiro Super Mario Bros, lembranças essas que eu (infelizmente, talvez) não tenho. Mas não entenda mal: o jogo vale a pena total. Para qualquer um, inclusive você.

27 Responses to “Finalmente um jogo novo”


  1. 1 Thiago segunda-feira, 26/06/2006 às 5:56 pm

    É, cara… eu estou vendo que eu vou acabar comprando esse jogo no final das contas. Mas enquanto isso a gente vai tirando um Mario Kart, ahhaha!

  2. 2 nakagawa segunda-feira, 26/06/2006 às 11:13 pm

    “E talvez a melhor das habilidades desse power-up seja a menos óbvia: você se movimenta vinte e sete vezes melhor dentro d’água.”

    Existe isso? Vinte e sete vezes? Ou é só um exagero?

    Quando eu tiver o meu DSLite, vou ter que comprar esse jogo !

  3. 3 CarlosRod terça-feira, 27/06/2006 às 12:11 am

    Realmente, preciso de um DS… x__x

  4. 4 Julio Bassi (Imperial°Spirit) terça-feira, 27/06/2006 às 1:41 am

    Eu preciso é de dinheiro pra comprar essas coisas… mas ainda terei o meu NSMB.

  5. 5 Jota A terça-feira, 27/06/2006 às 9:24 pm

    Legal esse blog!

    Já adicionei no blog roll. Visitarei sempre.

    Se puder, pede uma folga ao pessoal da Nintendo World e escreve aí algo sobre o PS2 e PS3? Hehehe!

    Abraço!

  6. 6 Érika quarta-feira, 28/06/2006 às 11:22 am

    A reclamação maior: não tem o mini game com o Luigi que eu adoro…😦
    E eu só consigo passar alguma fase quando viro o Mariozão… E jogar multiplayer deve ser bem mais divertido pra você, que sempre ganha de mim…:/
    É, eu sou extremamente horrivel nisso mesmo… eheheh!

    Beijo!

  7. 7 Fábio Barros segunda-feira, 03/07/2006 às 11:34 am

    Jota A, valeu!

    Só uma coisa: esse blog não tem nenhuma relação com a Nintendo World!😛 Se tiver algo interessante sobre PS2 e PS3, que eu acho que valha a pena comentar, eu posto sem problema. Hehehe!

  8. 8 gabrile terça-feira, 12/09/2006 às 3:44 pm

    esse jogo e de capeta

  9. 9 bruna sábado, 02/12/2006 às 9:53 am

    muito bakano expero k poem na net pa jogar- mos gratis.. lol😀 ..
    tou a expera..

  10. 10 tgfdhfhy terça-feira, 12/12/2006 às 7:05 pm

    tuhfhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,369324

  11. 11 a domingo, 28/01/2007 às 3:19 pm

    elegallllllllll uuuuuuuuuuuu………?

  12. 12 gabriel quinta-feira, 29/03/2007 às 1:59 pm

    oi
    eu gostei de mario e koopa
    eu jogo muito os jogos dele
    eu finalizei varios jogos de mario
    eu ainda quero um jogo novo
    tchau

  13. 14 jessica quarta-feira, 29/08/2007 às 11:54 pm

    se eu conseguiseee jogaa!
    concerteza eu iria gostar!😉

  14. 15 jessica quarta-feira, 29/08/2007 às 11:55 pm

    mas quando eu jogar pode deixa q eu voltoo aki dizendo!
    :p
    ioasuioasuiosauoisauas

  15. 16 Anônimo segunda-feira, 05/11/2007 às 8:52 pm

    nayara
    gostei muito do mario pois e muito legal vc entrando vai gosta!!!!!!

  16. 17 pamela thaina marques da silva sexta-feira, 23/11/2007 às 11:28 am

    Oi mario eu gosto de jogar muito o seujogo

  17. 18 pamela thaina marques da silva sexta-feira, 23/11/2007 às 11:30 am

    oi mario lansa o seu jogo novo nos saits para as pessoas jogar porque e muito bom mais tem ves que eu morro e mi da muita raiva isso e robo ta beijos thaina.

  18. 20 A Beauty Girl segunda-feira, 09/06/2008 às 2:01 pm

    ************************************************************
    * Oi eu sou A Beauty Girl!!!
    Eu gosti muito do jogo do mario pq é tantas diversão que eu acabo passando de fase por isso eu sou fã da Mario + eu espero que os autores desconhcidos envente + jogos do mario ai ele vai virar um artista + famoso pq todos os jgos de Mario eu já joguei!!! ok!!! continuem assim, pq eu garanto que o autor vai ficar + famoso!!!! bjs!!! para todos vcs!!! pensem na minha pinião!!!
    * *
    * *
    * * * *
    * *
    * *
    * *
    * *
    ************************************************************

  19. 22 Anônimo quinta-feira, 01/01/2009 às 5:12 pm

    ssdvttiorigsedoipwdoie4re8kç.kgserjfuhpçl03
    n73j8..3k63u7jnyh

  20. 23 sara quarta-feira, 14/01/2009 às 6:28 pm

    eu ainda nem joguei deve sermaravilhozo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. 24 sara quarta-feira, 14/01/2009 às 6:34 pm

    Oie eu sou a sara!!!
    Eu adoro os jogos do mario eu sempre jogo….
    Poriço q eu mando essas coisas!!!!!!!!!

    TE ADORO MARIO

    TE ADORO MARIO

    TE ADORO MARIO

    TE ADORO MARIO
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  22. 25 ♥♥♥♥♥♥♥♥ Sara-♥♥♥♥♥♥♥♥ quarta-feira, 14/01/2009 às 6:37 pm

    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


  1. 1 16-BIT » Blog Archive » A terceira dimensão é inútil Trackback em terça-feira, 04/07/2006 às 7:02 pm
  2. 2 16-BIT » Blog Archive » Estou Apaixonado Trackback em terça-feira, 11/07/2006 às 5:54 pm

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


