Simple and Clean

Kingdom HeartsPor incrível que pareça, eu voltei a jogar videogame de verdade esse ano. Fiquei parado desde o fim da era do Super Nintendo, puramente por falta de ter o videogame em casa. Minha sorte foi que eu nunca deixei de gostar da coisa e sempre me mantive informado, comprando revistas e devorando tudo quanto era site sobre o assunto, de outra forma nem poderia estar trabalhando com o que eu estou agora.

Mas o ponto que eu quero tocar é que, por ter ficado sem jogar clássicos como Final Fantasy VII e outros jogos (principalmente RPGs), eu nunca havia sido tocado por um ponto que hoje considero crucial dos games: a trilha sonora.

Claro que eu já apreciei jogos com trilhas memoráveis, como Yoshi’s Island e Chrono Trigger, mas essas trilhas — especialmente a do primeiro — se destacam simplesmente por serem facilmente assobiáveis e “grudentas” no bom sentido. As de CT até apelam mais para o lado emocional (especialmente a do Frog) e pessoal dos personagens, mas ainda assim não passavam de sonzinhos sintetizados em midi.

Mas aí eu joguei Kingdom Hearts.

A apresentação do jogo é impressionante ainda hoje, então imagino o impacto na época do lançamento, há uns 4 anos atrás. Uma CG que consegue te colocar no clima de fantasia do jogo, e ainda acompanha uma trilha cantada que não me chamou especial atenção, apesar de não ser, nem de longe, ruim. Mas o melhor estava guardado para o final, sem dúvidas.

O nome desse post é o título da música que toca na animação final do jogo. Enquanto a introdução te pega “vazio” e serve pra dar aquela empolgada inicial, a animação final, com a música (que é MUITO melhor do que a da abertura), já te encontra muito mais apegado aos personagens, quando você já passou com eles por todas as provações da história, já riu, se divertiu e se emocionou com os acontecimentos do jogo, superou desafios e compartilhou das mesmas esperanças… é impossível não se emocionar nessa hora.

Depois disso, o meu amigo Puma88 (que ironicamente não gosta de Kingdom Hearts) me passou a mp3 dela, e eu tenho ouvido praticamente todos os dias. Nos cerca de 5 minutos de duração da música é como se eu estivesse lembrando de um grupo de amigos, não de simples personagens de videogame. Eu lembro de tudo que aconteceu com eles como se tivesse acontecido comigo (e de fato conteceu, de certo modo) e sinto falta deles como se fosse de um amigo que está longe. É uma sensação estranha e nova pra mim.

Definitivamente, Kingdom Hearts é um jogo que vai ficar marcado pra sempre na minha história como gamer. Preciso jogar logo o Chain of Memories, antes de pegar o 2.

As coisas que a gente faz para rever os amigos…🙂

11 Responses to “Simple and Clean”


  1. 1 Érika terça-feira, 12/09/2006 às 10:54 am

    Falando de ‘amigos dos games’, me deu saudade da Maple…
    Eu joguei um pouquinho de Animal Crossing ontem, passei onde era a casinha dela, foi tão triste… só uma plaquinha, sem nenhuma florzinha…😦

    :***

  2. 2 Fabio Bracht terça-feira, 12/09/2006 às 11:25 am

    Awww… É mesmo, a Maple era muito legal… Tomara que ela volte um dia!

  3. 3 Ricardo terça-feira, 12/09/2006 às 7:46 pm

    – “… Kairi, I’ll come back to you… I promise”
    – “I know you will…!”
    Podes crer, inesquecivel…!!!
    Ainda mais pela música ser na voz da Utada Hikaru (ela já até fez propagandas oficiais do Nintendo DS, no Japão). Simple and Clean é flora de mais.
    Obrigado por me trazer de volta as boas lembranças… e sucesso na Futuro. Um dia a gente se vê por lá, quem sabe… =)

  4. 4 Puma88 quinta-feira, 14/09/2006 às 10:05 pm

    Fábio vai chorar com Kingdom Hearts 3: Battle of the Ziper.

  5. 5 Wagner quinta-feira, 14/09/2006 às 10:20 pm

    Tenho KHII a uns dois meses no hd do meu playstation 2, mas ainda não tive a proatividade de começar a joga-lo, é um game longo?

  6. 6 CarlosRod sábado, 16/09/2006 às 11:38 am

    É, KH é demais, quero jogar o II logo…

    Meio off: Fábio, pretende ir no Video Games Live?

  7. 7 Fabio Bracht segunda-feira, 18/09/2006 às 1:55 pm

    Se eu pretendo? Só não vou se rolar alguma merda MUITO grande!

  8. 8 Vitor Ishimura segunda-feira, 18/09/2006 às 7:10 pm

    Opa! Achei outro blog legal aqui.🙂

  9. 9 flavia karolina domingo, 24/09/2006 às 4:47 pm

    Sem dúvida alguma, Kingdom Hearts é o melhor jogo q já teve no mundo, e continua sendo, eu me emocionei quando eu o acabei, foi tão lindo, quem jogar não vai se decepcionar. E agora estou jogando o 2 e é simplesmente lindo, como o 1. A música então e maravilhosa, da cantora Hikaru Utada.
    Bjs para aqueles que gostão de Kingdom Hearts, e de RPG.

  10. 10 matheus quinta-feira, 03/04/2008 às 10:57 am

    Eu adorei kingdon hearts é muito doido mas sem falar de xenas pra min ele é muito fasil de matar o ruin eu eraq visiado no game mas robaran meu dois controles e meus memoricard to sintindo muita falta


  1. 1 my review here Trackback em sábado, 30/08/2014 às 11:44 am

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


