Viva Piñata: Perfeito, ou quase

box_viva_pinata.jpg

O que torna um jogo perfeito, ou quase? Pra começar, não existe resposta para essa pergunta, a não ser que mudemos ela um pouco: o que torna um jogo perfeito, ou quase, para mim? Ah, agora sim.

Para mim, um jogo pode ser considerado perfeito, ou quase, quando ele me faz querer continuar jogando por mais tempo do que eu tinha em mente quando peguei ele pra jogar. Mas isso quando eu já esperava jogá-lo por muito tempo. Se eu não impor essa restrição, até Need for Speed: Carbon[bb] poderia ser considerado perfeito, ou quase, por mim. Quando as minhas expectativas sobre um jogo são altas e ele, mesmo assim, consegue me manter grudado nele mais tempo do que eu esperava, aí sim eu sei que tenho um jogo perfeito, ou quase, em mãos.

Sendo assim, eu posso afirmar seguramente que Viva Piñata[bb] é um jogo perfeito, ou quase, para mim. Por quê? Vamos por partes.

:: Cinnamonkeys me mordam!
Eu raramente presto muita atenção ou dou muita importância aos gráficos de um jogo, a menos que eles sejam ruins a ponto de estragar o resto do jogo ou bons o suficiente pra me fazer parar e ficar olhando pra tela sem fazer nada por alguns instantes. E Viva Piñata me fez ficar parado olhando para a tela sem fazer nada, só que não foram alguns instantes, mas sim várias vezes.

Gears of War[bb] é bonito (muito bonito), mas não o tipo de bonito que eu acho mais bonito. Eu gosto de cor, animação, personalidade. Não de músculos, armas gigantes e sangue. Então, achei Viva Piñata no mínimo tão bonito quanto o jogo do Marcus Fênix. É aquele tipo de gráfico que justifica o preço que se paga em um console novo hoje em dia. As texturas são tão detalhadas que você se sente na obrigação de dar zoom até enxergar alguma falta de definição nelas. E muitas vezes não consegue. O dia vira noite e, entre um e outro, você curte nasceres-do-sol e pôres-do-sol que iluminam o seu jardim de maneira espetacular. Você nem precisa olhar pro relógio do jogo pra saber mais ou menos que horas são. E assim como o dia vira noite, o céu azul vira um ameaçador céu de nuvens negras carregadas quando está prestes a chover. E aí chove, e você vê as gotas de água caindo no lago do seu jardim. Aí você vira a câmera para olhar para o céu e nota que gotas de água caem na tela. Então abaixa a câmera para olhar pro chão e nota que, apesar de continuar chovendo, a tela não está mais com muitas gotas. Porque, afinal, você está de cabeça baixa. E quando a noite está clara e a lua está cheia, você pode observar as sombras, que são um espetáculo à parte: tudo faz sombra em tudo, e elas se comportam exatamente como se comportariam no mundo real. Foco, distância, tudo está lá, lindo e perfeito.

pinata5.jpg

E as piñatas… ah, as piñatas são incríveis. Todas são feitas (como as piñatas reais, das festas mexicanas) de pequenos pedaços de papel machê colorido colado em animais quebráveis. E adivinha o que você vê se aproximar a câmera? Pedacinhos independentes de papel machê balançando de acordo com o movimento da piñata. A Rare bem que podia ter usado animais de verdade, com pêlo e tudo mais, mas simplesmente não teria tanta graça. É como imaginar Okami sem o filtro de pintura japonesa.

E elas não são apenas bonitas. Cada uma tem a sua personalidade bem definida. A começar pelos nomes delas, que são quase sempre a mistura do nome do animal representado com algum doce. Ver um Mousemallow coçando as orelhas, um Sparrowmint tomando banho em algum laguinho ou um Sweetooth bocejando deitado na grama sob o sol… são coisas que simplesmente trazem alegria. É o tipo de jogo que você joga para relaxar, não para ficar ainda mais estressado e concentrado em superar limites e obstáculos. Não que concentração e superação de limites sejam coisas ruins em um jogo, mas quanto mais variedade, melhor. A partir do momento que você entra no seu jardim, é um tempo para você. Para você conviver com um monte de bichinhos que te dão praticamente a mesma alegria que um monte de bichinhos reais te dariam. Você olha para eles, constrói o ambiente no qual eles vivem, supre as suas necessidades, planta, colhe, vende, compra… E sempre sorri ao fazer tudo isso.

pinata1.jpg

A parte ruim é ver uma delas ser quebrada e ter os seus doces devorados por outra piñata (eufemismo para “morrer e servir de alimento para um predador natural”). Mas não há nada que se possa fazer. A cadeia alimentar das piñatas existe e deve ser respeitada

.:: Mecânica e Botânica
Ok, tudo isso é muito bonito, mas eu não falei do jogo propriamente dito até agora. Assim como Animal Crossing[bb] ou The Sims[bb], aqui você não tem um objetivo definido. Você pode continuar jogando para sempre, se quiser, e não terminar o jogo. Mas, ainda em comparação com esses dois games citados, Viva Piñata pode ser considerado um pouquinho mais limitado do ponto de vista do “agora eu acabei, fiz tudo que o jogo poderia me proporcionar”. Em The Sims você tem literalmente zilhões de itens para comprar, tipos de casa para construir, tipos de Sims para controlar… você nunca vai conseguir fazer tudo. E em Animal Crossing também, há dezenas de vizinhos que vão e vêm, além de centenas de itens para colecionar, peixes para pegar, fósseis e tudo mais. Em Viva Piñata você tem menos dessas coisas, mas é porque elas realmente não importam tanto.

O que não quer dizer que não existam objetivos. Seu jardim, por exemplo, tem um nível. Sim, como num RPG. Eu cheguei quase até o nível 50, o que é bastante, e aposto que o nível chega num ponto (99, ou quem sabe o próprio 50) em que não deve mais ter como avançar. Você também pode encarnar o treinador Pokémon e decidir que o objetivo é atrair todas as 60 espécies de piñatas para o seu jardim no mínimo uma vez. Ou você pode querer conseguir todas as 50 Conquistas da Live ou colecionar os “Prêmio do Jogador”, que são prêmios que você ganha toda vez que consegue determinados objetivos com as piñatas ou as plantas. Domar uma Piñata, por exemplo, lhe rende um prêmio. Acasalar essa piñata lhe rende outro, e achar cada uma das variações (mudanças de cor que acontecem quando a piñata come algum item específico) dela lhe rende mais um prêmio. Há sete prêmios para cada piñata e mais dois para cada planta que você pode cultivar no jogo (um por plantar com sucesso e outro por bônus de crescimento usando fertilizante).

Tecnicamente, depois de conseguir todos os prêmios, Conquistas da Live e Piñatas, não há mais nada que você possa fazer no jogo. E, se você tiver pressa, você vai conseguir tudo isso sem passar muita dificuldade nem ter que jogar várias semanas. A questão é que isso não tira a graça do jogo. Como eu disse, a graça é conviver com essas maravilhosas criaturinhas, observá-las e ouví-las.

pinata10.jpg

:: Sem Legendas
E tudo isso é no bom e velho português-sem-gajo, do Brasil mesmo. Jogos de videogame dublados ainda causam uma certa estranheza nos nossos ouvidos já tão acostumado a ouvir e ler os games em inglês. Mas, mesmo descontando esse fator novidade, esse entusiasmo, e analizando friamente a qualidade do trabalho de dublagem, dá pra avaliar como de ótimo para excelente. Tipo um 8,5 ou 9,0. As vozes estão ótimas e 99% do jogo está traduzido, praticamente sem erros. Minha única reclamação, mas é uma reclamação de chato mesmo, é a velocidade com que os personagens falam. É tudo lento e arrastado, bem arrastado, como se eles estivessem falando com crianças da primeira série. Isso é uma reclamação porque eu, como jogador de 21 anos (mentira, só faço 21 no dia 13 de janeiro agora, mas tá valendo), fiquei meio de saco cheio com o jeito deles falarem. Mas eu não ousaria tirar um décimo da nota do jogo por causa disso, afinal, o jogo é mesmo direcionado a crianças e não a chatos velhos como eu.

:: Quebrando a Piñata
No fim das contas, o que eu tenho a dizer é que Viva Piñata é mais uma obra-prima da Rare. Graças a ele, eu tenho muita vontade de comprar um Xbox 360 esse ano e estou esperando mais que ansiosamente Banjo-Kazooie 3 (apesar dos manda-chuvas terem saído da empresa). É um jogo que eu faço questão de recomendar a qualquer um que possa estar lendo isso e que tenha filhos pequenos demais para jogo de tiro e matança. É um jogo de pai e filho, já que além de ser divertido, simpático e amigável, ainda rende brechas para boas conversas sobre vida e morte (de bichinhos bonitinhos), responsabilidade (para cuidar de bichinhos bonitinhos) e amor (entre bichinhos bonitinhos).

Você tem todo o direito de achar tudo isso piegas e boiola. Mas eu continuo firme na minha opinião de que games não precisam necessariamente ser meios de provar o quão adulto e macho você é, usando armas, sangue e explosões em excesso. E Viva Piñata mostra muito bem isso. Um game infantil que todo adulto deveria jogar.

Quatro Power Stars e meia.

133 Responses to “Viva Piñata: Perfeito, ou quase”


  1. 1 Lef quarta-feira, 10/01/2007 às 5:42 pm

    Sério que você tem 21 anos? Hahahaha, absolutamente não parece…

    Quanto ao jogo, eu acho que é bem o tipo que me cativa. Eu gosto desses títulos em que você tem que administrar alguma coisa, seja uma cidade, um parque de diversões, a sua própria vida ou um jardim com bichos mexicanos.

  2. 2 Vinícius Silva quarta-feira, 10/01/2007 às 5:59 pm

    Eu sempre me interessei pelo jogo, teu review me fez ficar com vontade de jogar. O problema é o Xbox 360 que eu ainda não tenho e acho que vou continuar sem ter por um tempo.

  3. 3 Fabio Bracht quarta-feira, 10/01/2007 às 6:21 pm

    Lef, parece que eu tenho mais ou menos do que 21? O.o

    Vinícius, quando for comprar, se puder, pegue o brasileiro.

  4. 4 Renato quarta-feira, 10/01/2007 às 9:12 pm

    Depois de ler esse seu post, fiquei pensando…. como é que a Futuro deixou escapar esse cara?…

    Parabéns pelo texto, Fábio! Muito bom. Tenho o jogo, e sei bem do que você está falando.

  5. 5 Lucas Patricio quinta-feira, 11/01/2007 às 9:05 am

    Fabio, eu disse pro Lef uma vez e ele não acreditou, ele ainda insiste que ele tem 15, mas eu acho que ele é aqueles tiosões disfarçados sabe.

    Mas sobre o Pinata, bem, ainda não tive a oportunidade de comprovar de perto se o jogo é tudo isso que dizem, e como minha conexão de banda larga é gfraca, baxar o demo de 1GB da live é dificil tb ^^ hehe

    Eu achei Gears of Wars um jogo perfeito, ou quase, pra mim. Porque se encaixou na sua discrição de como um jogo pode ser perfeito, ou quase.
    Ou seja, ele alem de ultrapassar minhas enormes espectativas, ainda por cima me fez fazer duas coisas que eu não fazia a mais de dois anos: Fechar um jogo inteiro e joga-lo novamente na dificuldade maior.

    Isso pra mim não tem preço sabe, desde que comecei a trabalhar com games, me acustumei de jogar no maximo duas hras o jogo e depois coloca-los de lado. Aqueles que eu ainda jogava em casa me supreendiam (como guitar hero, winning eleven, FFXII, etc) mas realmente Gears of War foi um game muito bom pra mim e pro meu espirito “gamer”, que agora renasceu, prova disso foi que eu também na mesma semana ja fechei outro jogo> Saints Row, uma otima tentativa de GTA, que pra mim tirando o modo online simples, é um OTIMO jogo.

    Mas enfim, fiquei mais curioso ainda pra jogar Pinata, e ainda mais em portugues lol hehehe Mes que vem quando eu for comprar Lost Planet e Splinter Cell 4, vou pegar tambem essa “jovenil promessa” com direito a todos duplos sentidos.

    Um grande abraço Fabio. Ah! Adorei o quadro de notas!😉

  6. 6 Érika quinta-feira, 11/01/2007 às 12:32 pm

    A imagem lá de cima tá linda!

    Viva Piñata é muito fofo! O único problema é que, pra mim, essa coisa de Cadeia Alimentar não funciona bem! eheheheh!

    E quanto tempo eu ainda tenho pra voltar a jogar Animal Crossing? Huauhauh! ;P

    Beijo!

  7. 7 Bicho do Mato quinta-feira, 11/01/2007 às 2:54 pm

    Mais um defensor de piñatas, tenho o game e digo que valeu cada centavo, alias só tenho dois, GoW e V.P, um contrastando com o outro.
    Realmente bom, e me da as mesmas dores de cabeça que os animais la em casa (cachorro, gato e peixes) me dão.
    As brigas são péssimo négocio.
    O pior fica para os mini-games de acasalamento que ficam repetitivos.
    E para aqueles que ouvem e tentam lêr os games em inglés, ouvir a história em pt-br é uma degustação aos ouvidos.

  8. 8 fabiocpn quinta-feira, 11/01/2007 às 4:36 pm

    Parabéns pela critica, acho que não tem como qualquer pessoa que leia sua matéria não fique com água na boca! É bom ver que nem todos os gamers são viciados em FPS, mortes e tiros ^^

    Mais uma vez, parabéns pela critica!
    []´s Fábio

  9. 9 Gil "Outer Heaven" quinta-feira, 11/01/2007 às 5:13 pm

    Ae… viva piñata… viva Fabinho… hehehe cara até eu tava com pé atrás quando apenas vi o jogo, mas depois de jogar uns 30 minutos, eu preciso jogar ele e obter 100% (rs). Ele tem personalidade Nintendo (diversão imediata) + gráficos “fofo-da”.

    Ah, e como tá a vida na condição de “detonador”? => eu prefiro o termo “estrategista”, melhor que “macetero” (rs) ou o pré-histórico “piloto”. Abraço, see ya

  10. 10 Bruno Alexander Zerbinatti quinta-feira, 11/01/2007 às 10:11 pm

    Infelizmente procuram sempre os que escrevem menos e direto. Não culpo a Futuro, mas sim “nós”, leitores.

    Ah, bla bla bla reclamão de sempre, deixa pra lá.

    A análise está muito boa, Fabio. Parabéns.

  11. 11 Fabio Bracht sexta-feira, 12/01/2007 às 10:28 am

    Não é que eles procurem quem escreve menos e direto, Bruno. As mídias é que são diferentes. Na revista, a não ser que seja uma exceção, tipo um novo Zelda, os reviews têm que ser pequenos e diretos. Olha o Fabão: o cara não teve problema em escrever um review de SETE PÁGINAS do Kingdom Hearts 2 pra SDP (eu até hoje não acho que conseguiria escrever um review de sete páginas de qualquer jogo nesse mundo), mas na EGM ele tem que escrever reviews de 700 caracteres. Sem contar que o Fabão era da extinta Gamers, onde o texto escrito com fonte tamanho 7 e ocupava várias páginas. Por isso que eu amo tanto o meu blog e sou um apoiador dessa mídia. Aqui é tudo livre, não há barreiras. Se eu quiser escrever uma frase sobre o Zelda e chamar de review, eu posso. Se eu quiser escrever 50.000 caracteres sobre o Wii Sports e chamar de “só um textinho”, eu posso.

    E só pra deixar registrado, eu agradeço o elogio (“Como a Futuro foi deixar escapar esse cara?”), mas a Futuro não me deixou escapar. O fato de eu agora colaborar com a Europa foi uma decisão minha, visando diversificar a minha experiência. Tanto que continuo sendo ótimo amigo de todo o pessoal incrivelmente gente fina da editora da EGM, assim como antes, enquanto trabalhava lá, eu também tinha amizades com o pessoal incrivelmente bacana da Europa. As duas editoras são concorrentes, mas no fim das contas todo mundo é brother um do outro. (Bem, praticamente todo mundo.😛 )

  12. 12 Bruno Alexander Zerbinatti sexta-feira, 12/01/2007 às 6:12 pm

    Minha crítica não foi aos editores, nem às revistas. Pelo contrário: tenho certeza que se os editores pudessem, também escreveriam bastante. Fariam revistas de mais de 200 páginas, [b]todo mês[/b] (esses comentários aceitam código? bem, vou tentar…).

    Não ligue para o que escrevi. Foi apenas um desabafo ao mundo corriqueiro em que fomos nos meter.

  13. 14 Bruno Alexander Zerbinatti sexta-feira, 12/01/2007 às 6:15 pm

    Tinha que ser html puro mesmo😉

    Já dizia Voltaire: “escrever é a arte de cortar palavras”.

    Ainda bem que a febre do “menos é mais” ainda não dominou totalmente as redações – só as que dependem de outras mídias, como as gráficas (me refiro à publicidade).

  14. 15 Serennus quinta-feira, 01/02/2007 às 1:00 pm

    :- | essa belezinha tem pra pc? Tenho que jogar isso, tenho que jogar isso!!

  15. 17 Fabio Bracht quinta-feira, 01/02/2007 às 10:33 pm

    Não, Serennus. Só pra Xbox 360. =)

  16. 19 Rafael Siano segunda-feira, 12/02/2007 às 3:15 am

    Parabéns pela análise e pelo blog em geral. Não conhecia há 10 minutos atrás e agora está até no meu “Favoritos”.

  17. 21 patricia quinta-feira, 15/03/2007 às 3:33 pm

    oi vc poderia me ajudar nao consigo colocar as bandeiras nos bichos me ajudem por favor

  18. 23 Joey quarta-feira, 18/04/2007 às 2:57 pm

    mlm+lead++%5BURL%3D+http%3A%2F%2Fmlm%2Dleads.thesimplicitycycle.com%2F.com+%5Dmlm+lead%5B%2FURL%5D+++%3Ca+href%3D+http%3A%2F%2Fmlm%2Dleads.thesimplicitycycle.com%2F.net+%3Emlm+lead%3C%2Fa%3E+++http%3A%2F%2Fmlm%2Dleads.thesimplicitycycle.com%2F.org+

  19. 24 menino.Guaiaqui terça-feira, 29/05/2007 às 10:07 am

    Se você tem 21 e se acha velho, devo ser eu um ‘papai-smurf’- “láláláiálaiá-lá-láiáláiá”…(se é que deu p’ra lembrar da musiquinha do desenho tanto como do joguinho do Atari).No fundo a cronologia é o que menos importa…não é mesmo?

    Ao menos para os “BITs corações”; que são as pessoinhas que ficam lendo e postando nesse Blog.

    |falo isso, que é meio ininteligível, e explico:às vezes parece, pra mim, que comentários de blog são como um cruzamento entre “tomagochis” e “gremilings’, se a gente não se cuida, tem que ficar cuidando de um monte de criaturinhas – seja p’ro nosso bem ou p’ro nosso mal.Depois de ler o texto dá mesmo é sede de jogar.Bem, continuou meio estranho…mas por fim, importa é que os games possam ser ‘coisa de criança’, no melhor sentido do termo – desconcertantes e bricalhonas|

    Essas tal de piñatas parecem ser o maior barato!

  20. 25 Alfred sábado, 16/06/2007 às 5:43 am

    Yo! Cool stuff! Thanks for being here. Visit my sites, please:

  21. 26 vidallgame sexta-feira, 06/07/2007 às 8:58 am

    Acho que o wordpress vai lhe avisar sobre esse post!!
    Então vai uma dúvida cruel.
    Minhas pinhatas não querem mais se acasalar.
    Vira e meche tow dando uma olhadas no jogo e peguei de volta, tow no nivél 27 e simplesmente pararam de se acasalar, os corações não aparecem mais na cabeça dos bicho, nem as wirhil(as minhocas) estão namorando mais.
    Sabe a possivél consequência???

  22. 27 Fabio Bracht sexta-feira, 06/07/2007 às 12:10 pm

    Talvez o teu jardim já esteja cheio. Se não me engano há um número máximo de Piñatas que podem habitar o jardim. Talvez tu tenha que se livrar de algumas…😛

  23. 28 Matheus E. quinta-feira, 18/10/2007 às 10:04 pm

    Pessoal eu so queria saber qual o codigo do dinheiro do viva piñata, poderiam me dizer qual é? pq quando eu vejo um video de dica aparece la pra 160 mil

  24. 29 Maria Teresa terça-feira, 13/11/2007 às 7:40 am

    Qual a faixa etária para jogar Viva Piñata? Meu filho tem 4 anos e gostaria de comprar um jogo interessante.

    • 30 Felipe domingo, 20/05/2012 às 9:04 pm

      Dona Maria Teresa, Na Caixinha Do Jogo Diz Que É EVERYONE, Ou Seja, Para Todo Mundo, Espero Ter Te Ajudado, E Me Desculpe Ter Demorado 4 Anos Para Responder A Sua Pergunta…

      Bela Esplicação Fabio!

      • 31 Felipe domingo, 20/05/2012 às 9:18 pm

        Apesar De Voce Ja Deve Ter Comprado Muito Mais Jogos Para Seu Filho, Que Hoje Deve Ter 8 Anos, Que Nem Deve Ter Lido O Meu Comentario, Apesar De Ser Muito Dificil VoceLer Isto Tudo, As Vezes Voce Deve Estar Querendo Saber Ainda Sobre Isto, O Que Nem Deve Te Interessar Mais, Eu Coloquei Isto ParaResponder A Pergunta… Acho Melhot Acabar Logo Com Isso… Desculpe Fazer Vc Perder Um Tempao Para Ler Isto. Adeus

    • 32 Anônimo sábado, 23/06/2012 às 5:05 pm

      esse jogo é bem educativo acho que vale a pena !!!!

  25. 33 renatto quarta-feira, 21/11/2007 às 9:56 am

    dá pra jogar de 2 no pc?

  26. 34 luisctba sexta-feira, 21/12/2007 às 5:14 pm

    Falo bonito Fabio!!!

  27. 35 luisctba sexta-feira, 21/12/2007 às 5:16 pm

    Afinal,Fiz 12 anos em 11/12 desse ano!!!
    Pokemon Denshou!!!
    Fui!!!
    Adoro o Fergy Fudgehog!

  28. 36 Ana quarta-feira, 21/05/2008 às 8:50 pm

    Ah eu comprei esse game mas meu PC ñ tem memória pra ele!
    Affe…..Eu vou aumentar a memória e comprar uma tal placa de vídeo porque quero MUITO jogar Viva Piñata! Já li o manual trezentas vezes e gosto muito de como o jogo funciona!Muitas pessoas olham e dizem : ah isso eh ridículo, parece de criancinha, mas não! É simplesmente demais!E eu adoro jogos de administração, com o The Sims2 , Rollercoaster,Simcity,ZooTycoon2 e Viva Piñata! Para mim, são os games perfeitos!E ótima crítica, a minha professora ia amar se eu soubesse escrever assim…xD

  29. 37 jaine sábado, 05/07/2008 às 5:44 pm

    eu gostaria de saber se este jogo pode ser jogado no pc ou ser baixado tipo no site explo:www.baixaki.com.br ou ele tem um site proprio para a gente jogor muito obrido e ate mais!

  30. 38 gustavo domingo, 05/04/2009 às 12:14 am

    eu tenho esse jogo de xbox360 mai nao sei fazer eles acasalarem alguem me da uma dica por favor vlw

    aee fabio vc flw dahora pq eu gosto de viva piñata mas sinceramente prefiro GOW

  31. 39 gustavo domingo, 05/04/2009 às 12:16 am

    mas é muito legal viva piñatas é um jogo bem divertido e minha irmãzinhade 8 anos gosta mt desse jogo

  32. 40 João Gabriel domingo, 20/12/2009 às 11:44 am

    Gente eu jogo Viva Piñata e ja sou experiente=D
    Vou ensinar dicas e trasnformçoes qu eu mesmo descobri sem ver em nenhum site,acreditem =D

    Para ter mto dinheiro- simples,compre uma semente de uma Planta Venenosa das Piñatas na loja da Costolot,se n tiver la pra comprar,bata no Seedos ate ele ficar irritado e jogar sementes de plantas venenosas no seu jardim.
    Epere ele jogar a semente venenosa das Piñatas,entao deixe-a crescer,quando ela ficar madura bata nela 2 vezes com a pá,ate ela morrer e deixar 3 sementes dela mesmo e 1 corola aonde ela morreu.

    1º-Plante-a em um jardim sem Piñatas.Acreditem se vc pantar onde tem piñatas elas vao ficar toda hora doentes e brigarem toda hora!

    2º-Vende a corola por 360 Moedas de Chocolate e vai plantando as sementes de quando ela morrer…

    3º-Muito cuidado com sua reprodução,a cada planta morta 3 sementes saem dela!

    4º-Quando você etiver bem rico,e quizer acabar com elas,vc bate em uma ate morrer,ela morrendo bate nas sementes que ela vai deixar,assim por diante!

    5º-Tem outra opção para ficar rico,plante muitas pimentas e depois vai vendendo,vc compra barato e vende por caro =D,MAS SINCERAMENTE A OUTRA E MELHOR,POIS NÃO PRECISA AGUAR!=D

    ”Transformações”
    Vou dizer algumas transormações de alguns que eu sei,se,eu n puz alguma transforamção que vcs sabem,pf me alertem!=D

    Sparrowmint em Candary – De uma corola de Botão de Ouro a um sparrowmint,que ele se transformará em swanana!

    Pigxie – Fique mestre do acasalamento de um Rashberry e Swanana,depois vc compram uma casa de ajudantes e cruzam os dois,ira nascer um porco com asas!

    Juicygoose – De uma groselha a seu Quackberry!

    Flutherscoth Vermelha – De uma Tulipa a sua Flutherscoth Branca!

    Eu sei muitas outras cores e transformações,pf me add no msn para mais informações… jg_balieiro@hotmail.com Até mais pessoal!!
    Atenciosamente:João Gabriel Balieiro Flóridi

  33. 42 marco antonio sexta-feira, 20/08/2010 às 3:23 pm

    o q precisa para o porco evoluir

  34. 46 Anônimo quarta-feira, 01/09/2010 às 1:56 pm

    como q faz o carangueijo

  35. 47 Anubis quarta-feira, 06/10/2010 às 6:12 pm

    Para conseguir as cores da Flutherscoth, é só utilizar a coroa das flores:
    *tulipa = fica azul
    * Botão-de-ouro = amanrela
    * Flor de junco = marrom
    * Strelitzia (ave de paraíso) = laranja
    * Agrião = verde
    * Vitória-régia = rosa
    * Tulipa, Cardo ou Campânula (não lembro qual deles) = roxa
    * Papoula = vermelha

    Se vc ganhar 5 premios de mestre do acasalamento, conseguirá trasnformar umas dakelas piñatas selvagens em tipos domésticos. Mas p isso, vc deve desativar a torre que impede que elas entrem nas sua plantação.

    Se vc se tornar um mestre do acasalamento de Horstachio, irá atrair um Chewnicorn. Mas para que ele fique na sua plantação, vc deverá ter uma arvore de pedras preciosas e ele deve comer 15 pedras preciosas.

    Uma das piñatas selvagens só se torna doméstica se vc colocar na plantação uma lanterna de abóbora (é so indicar uma abóbora comum ao funileiro, ele faz o trabalho) e colocar uma lápide. A piñata selvagem vira um morceguinho azul lindo!!!….

    Ah!….tem uma outra que precisa de um fonte de passarinho e um vidro de remédio (o funileiro faz o remedio com o mel)

  36. 48 Anubis quarta-feira, 06/10/2010 às 6:13 pm

    quando se tem 5 Flutherscoth de cores diferentes, aparece um camaleão. Ele precisa comer uma Flutherscoth verde

  37. 49 Anubis quarta-feira, 06/10/2010 às 6:16 pm

    Ah!… se não me engano, para acasalar a swanana é preciso dar a ela um sandwich, é só indicar um pão ao funileiro que ele faz. Se vc não quiser comprar o pão (pq é meio caro) é só indicar uma espiga de milho ao funileiro.

  38. 50 Anônimo quarta-feira, 06/10/2010 às 9:04 pm

    Obs: sobre a Flutherscoth…..a tulipa a deixa preta…é o cardo que a deixa roxa…^^

    • 51 Anônimo sábado, 20/11/2010 às 7:20 pm

      Em que level a tulipa é disponibilizada? E no game em português ta com esse nome mesmo? (Porque a “water lilly” que seria lírio, esta como Ninféia no meu jogo @-@)

  39. 52 Amanda sexta-feira, 12/11/2010 às 7:21 pm

    Oi como vão ^^ gostaria q alguem me ajudasse acasalar o porquinho e a swanana o.ó eu tentei d tudo tão prontinhos *o* só não querem entra na casa Hmmm alguem sabe fazer eles entrarem? pq só selecionar eles pra casa dá não gente >.< obg se souberem *-*

    • 53 Anônimo sábado, 20/11/2010 às 7:19 pm

      Pelo que eu li, você tem que ser mestre no acasalamento da Swanana e do Rashberry (ter 7 de cada, pela caçadora é mais facil e rápido) dai o Construtor vai disponibilizar a construção de uma casa “Misteriosa” (não tenha ainda certeza do nome), você a coloca no jardim, atende as necessidades de um Swanana e de um Rashberry pra namorar e seleciona as duas. Não tenho certeza de tudo, vou testar hoje, se der certo volto e posto aqui.

  40. 54 deyvid domingo, 21/11/2010 às 5:15 pm

    como o coelho vira outro tipo de animal

  41. 55 Anônimo quinta-feira, 25/11/2010 às 4:37 pm

    quando o horstachio vem no nosso jardim oque precisa fazer?

  42. 57 PC segunda-feira, 29/11/2010 às 12:32 pm

    Como eu viro mestre do acasalamento eu so viciadão to no level 40 em 3 dias mas só ñ sei isso me ajudem por favor

  43. 58 Gustavo uchoa quarta-feira, 15/12/2010 às 2:28 pm

    quando eu comprei meu xbox 360 veio banjo kazoie e viva pinata numa msm capa original
    no começo achei viva pinata tchosco mais eh legalzinho

  44. 59 deyvid segunda-feira, 20/12/2010 às 1:27 pm

    oi gente estou no nivel 51

  45. 63 Amanda sexta-feira, 24/12/2010 às 7:48 pm

    Continuo sem ter o Pigxie T.T swanana e rashbery não quererm namorar, já tenho a casa misteriosa já tão com os coraçãozinhos na cabeça e sim tão mega felizes T.T sera que é pq tenho ajudantes que dormi na casa misteriosa? O.O tem outro jeito de ter ele não hm? obrigada se alguem saber T.T

  46. 64 deyvid domingo, 26/12/2010 às 9:14 pm

    VIRAR MESTRE NO ACASALAMENTO DE SWANANA E MUITO DIFICIL SO NA PRIMEIRA TENTATIVA EU PERDI SE ALGUEM SABER DE UM JEITO FACIO

  47. 66 deyvid domingo, 26/12/2010 às 9:17 pm

    FOI MAL FALTOR O ???

  48. 67 hauanser alans ferraz sábado, 01/01/2011 às 2:45 pm

    estou no nivel 72

  49. 68 hauanser alans ferraz sábado, 01/01/2011 às 2:49 pm

    e so tenho 9 anos

  50. 69 Alef Quina Nalon segunda-feira, 07/02/2011 às 5:17 pm

    COMO FASSO PARA VIRAR MESTRE DO ACASALAMENTO?

  51. 71 ................ terça-feira, 03/05/2011 às 9:42 pm

    Alef para se tornar mestre do acasalamento precisa de ter 7 pinatas da mesma especie na sua plantação o geito mais facil de ter os 7 é acasalando eles😀

  52. 72 ................ terça-feira, 03/05/2011 às 9:54 pm

    eu sei estas evoluções

    : candary, de um botão de ouro para um sparrowwint comer
    :lacktoad, de uma frutinha de erva moura para um licktoad comer ele ficara gemendo cutuque ele com a pa e ele se evoluira
    :juicygoose,de uma groselha para um quackberry comer
    :salamango, de uma pimenta para um newgat comer
    :twingersnap, acasale a syrupent quando o ovo for dar 3 pulos bata no ovo com a pa em um dos pulos e evoluira
    :redhott, mande uma taffly para a tocha e quando ela queimar a apague com o regador
    :fourheads,acasale as twingersnap e quando o ovo der um dos 3 pulos bata com a pa e eveluira
    :zumbug,de uma margarida e uma amora pro hosrtachio comer e vira uma zebra

    espero que te ajudem 😀

  53. 74 ................ terça-feira, 03/05/2011 às 9:56 pm

    estas são as 8 evoluções que existem vc ganhara uma conquista depois de evoluir as 8

  54. 75 Phana segunda-feira, 20/06/2011 às 11:33 am

    Comprei o Xbox pro meu filho de 4 anos, mas não sei jogar, comprei o Pinata e o Banjo, não conseguimos jogar ainda, pq nem eu nem meu marido sabemos jogar com controle, até agora só jogamos o Adventure com o sensor.

  55. 77 Anônimo sábado, 23/07/2011 às 1:24 pm

    tenho 18 mas guando jogo parese que eu tenho 7 anos

  56. 78 lukas sábado, 23/07/2011 às 10:28 pm

    e mo dificil de passa de ums niveis fica rui tem vezes mais e te legal viva pinata eu sou viciado

  57. 80 kaique quinta-feira, 01/09/2011 às 10:37 am

    ou como faço para ganhar dinheiro rapido?

    ………to pobre

  58. 82 Anônimo sexta-feira, 30/09/2011 às 5:41 pm

    planta um monte de pimenta uma do lado da outra e aduba 3x com fertilizante vermelho e voce a ira vender 400 c cada

  59. 83 rafael sexta-feira, 30/09/2011 às 5:42 pm

    o anonimo sou eu eu me chamo rafael

  60. 84 patrick sábado, 12/11/2011 às 11:18 pm

    E finalmente consegui meu porco voador meu dragonache e consegui tambem unicornio to foda so jogo a 2 semanas e tou lvl 68 ja

  61. 85 Gabriel Toledo de Sales sexta-feira, 18/11/2011 às 9:26 pm

    onde consigo um vidro de remédio????

  62. 87 Anônimo quarta-feira, 14/12/2011 às 12:51 pm

    AUGUEM AI SABE POR VIVA PINATA DE DOIS

  63. 89 deyvid quarta-feira, 14/12/2011 às 12:56 pm

    O ANONIMO AI DE SIMA E EU

  64. 90 Héttory Gustavo sexta-feira, 30/12/2011 às 6:51 pm

    Comecei a jogar esse jogo a 2 dias e já amei, otima historia, grafico e etc. Mais o melhor, é o audio em pt-br e a escrita também em pt-br, so tem um problema, pelo que tenho visto na internet tem como mudar as cores das piñatas e mudar deformas ela também, isso é uma coisa meio complicada de descobrir ou o proprio jogo ensina?

  65. 91 deyvid sexta-feira, 13/01/2012 às 1:52 pm

    vc tem que descobrir

  66. 92 Melyssaah $$ domingo, 22/01/2012 às 1:24 pm

    Aí fábio, eu amoo esse joguinho! se tivesse para pc eu jogaria todo dia! Não paro de pensar no jogo! Quer ma prova? minha mãe disse pro meu pai para vender o XBOX 360! por que sou viciada no jogo e tenho uma irma de 1 ano e 6 meses, e ela só gosta de Xuxxa,xuxa e xuxa. Xau!

  67. 94 Anônimo segunda-feira, 30/01/2012 às 6:36 pm

    e esse jogo e muito legal minha mãe falo que ia compra o xbox360 já comprei o jogo original do meu primo que odeia o jogo joguei ums 3 dias e só fui ao nivel 10,11e12

  68. 95 Ane terça-feira, 20/03/2012 às 8:28 pm

    Preciso de ajuda!!! Como eu faço pra obter uma avelã podre? Minhas árvores não frutificam!!!

  69. 96 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:39 pm

    Como eu consigo o chewnircon não sei escrever direito por favor ajudem

  70. 97 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:39 pm

    eu estou no nivel 43 a ainda não sei como ter o chewnircon

  71. 98 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:41 pm

    gente como consegue o pigxie? pra min conseguir o mallof azedo precisa comer um pigxie pra virar residente como eu consigo?

  72. 100 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:43 pm

    para conseguir um vidro de remedio siga os passos abaixo:
    1: compre um pote de mel ou bote sua abelha pra reproduzir.
    2: chama aquele mago esqueci o nome e lanterne o mel.
    3:quando ele lanterna vira o remedio
    espero que ajudem vcs

  73. 101 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:44 pm

    obs: coloque sua abelha pra reproduzir o pote de mel no negocio que vc compra no willy bruder

  74. 102 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:45 pm

    esse jogo vicia :@ eu consigui o urso e o golagogoo😀

  75. 103 Anônimo segunda-feira, 11/06/2012 às 9:47 pm

    Tambem consigui o jameleon,Buzzenge,eaglair,Rooaria que foi dificil ,chipoopotamus,elefantina,etc to quase zerando so falta o hostachio eu ja coloquei tudo mas ele não me visitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  76. 105 Anônimo segunda-feira, 18/06/2012 às 12:55 am

    Adorei o texto eu sei como e,porque eu tenho o jogo,e eu ja sou do nivel 86.

  77. 107 carlos quarta-feira, 08/08/2012 às 2:35 pm

    boa tarde vcs sabem me dizer se esse jg tem final e gual e ???

    • 108 João Gabriel Balieiro Flóridi quinta-feira, 16/08/2012 às 7:12 pm

      Putz , achei meu comentário que fiz a 3 anos , cara … kPOSKAPOAKS ‘ até meu msn deixei , q porra ! Ainda jogo Viva Piñata , só que o Trouble In Paradise ^^ ‘

  78. 109 Marina Romano segunda-feira, 01/10/2012 às 10:06 pm

    Como eu consigo uma Lapide? E em que level eu tenho que estar para conseguir plantar Tulipas??

  79. 111 denise terça-feira, 16/10/2012 às 5:23 pm

    eu gosto do viva e divertido para os que tem paciencia de jogar

  80. 112 sabrina segunda-feira, 05/11/2012 às 8:50 pm

    eu amo viva pinata tenho 08 anos é gosto muito de brica com viva pinata com a minha mãe

  81. 113 elenice segunda-feira, 05/11/2012 às 8:53 pm

    ola eu sou a mãe da sabrina tenho 20 anos é gosto de essina minha filha sabrina ela gosta muito do viva pinata eu ta bem ela deixa eu joga junto com ela esse meninas gosta mesmo do viva pinata tchau ela te amo fa nomero 1

  82. 114 butterfly clipart art pictures terça-feira, 04/06/2013 às 4:28 am

    The cell phone cases for your Nokia 6650 and Nokia n97 prevents it from damage and also
    makes it easy to keep your cell phone where you can
    grab it quickly when you need to. They don’t always have the budget, however, for extensive advertising commitments. Remember that a mobile platform should be an extension of your existing marketing plan, not the center of it.

  83. 115 Glenda sexta-feira, 07/06/2013 às 3:33 am

    So, a lot of people would be looking to opt for office cleaning services Melbourne.
    Your team leaders will check with you each afternoon for the next day’s work assignments and gather the team together, complete with cleaning equipment and material, on the next day. If a company touts the use of green chemicals, make sure you look into the certification of these chemicals and their actual effectiveness.

  84. 116 anxiety disorder joining military segunda-feira, 10/06/2013 às 6:13 am

    This is because studies have shown that this can greatly help lessen your stress load knowing that the ones you care about can reassure you that things aren’t all that bad. This is called the body’s ‘fight or flight’ response, which is a
    very good description of the value that this in-built mechanism has for your safety.
    Healthy people have bodies that are trained to handle the situations whereas those with poor body types are
    going to react poorly.

  85. 117 Selma segunda-feira, 10/06/2013 às 8:47 pm

    I’ve found the quickest way to do this is as I’m studying through the write-up alter the phrases into my
    personal. But when you think about it, the written word is what the Internet
    is all about. While product recommendations are good,
    it is still advised that you closely examine each product offer before making a final decision.

  86. 118 Website terça-feira, 11/06/2013 às 11:56 am

    Furthermore, ask the shop depending on if they award a warranty for their repair aids.
    The neurological Hospital of the University
    of Freiburg in Germany has conducted in-depth studies on high-frequency
    electromagnetic fields. The study, carried out by a team of German researchers, investigated uveal melanoma a form of eye
    cancer called in which tumors form in the layer that makes up the iris and base of the retina.

  87. 119 http://www.picowiki.com/kimcasey/index.php/Growing Your Audience With Search Engine Optimization quarta-feira, 12/06/2013 às 5:28 pm

    Any good SEO Outsourcing Company would know how to go about this and would do it
    well at the same time. Using analytics is justified, as a company
    wants to be sure that the allocated budget is spent judiciously.
    While Pagerank is not the unique identifier, it definitely
    still holds its place in SEO.

  88. 120 Maybell sexta-feira, 21/06/2013 às 1:09 am

    Though its a known fact that smm strategies are one
    of the most important things for any kind of business today, only a few marketers
    succeed in effective implementation of it. There is a certain
    type of communication style on different sites. – Have a full
    and thorough information of ones brand, product and industry.

  89. 121 michel vitor mendes terça-feira, 16/07/2013 às 2:18 pm

    eu estou no nível 30 e estou querendo um chipoopotamus me visitar mas ele recusa me visitar.

  90. 123 Anônimo terça-feira, 16/07/2013 às 8:09 pm

    BOM EU TENHO 10 ANOS DE IDADE E ESTOU NO NIVEL 70 E AINDA NAO CONSEGUI ZERAR ENTAO DESEJO SORTE A TODOS QUE ESTAO JOGANDO VIVA PINATA

  91. 124 Gabriella sábado, 23/11/2013 às 7:18 pm

    Meu nome é Gabriella tenho 11 anos, como estou acostumada com jogos de luta,aventura,etc, não coloquei muita fé no jogo mas gostei e tenho uma opinião não acho que por você ser mais velho que eu e ter mais de 20 anos não possa jogar ou gostar do jogo, afinal, gosto não se discute, se lamenta!
    OBS:Também achei a leitura lenta demais, mais para o meu irmão de 5 anos estava bom demais ele só achou ruim que algumas partes não tinham
    som ,então ele me pedia para ler para ele. Mas é isso aí, apoio sua ideia. Falou!!!!!!!!😀

  92. 125 Ana Cecilia Carvalho segunda-feira, 18/01/2016 às 11:47 pm

    É verdade eu comecei a jogar com 6 aninhos hoje aqui estou com 14 e fazendo oque agora ? Jogando viva piñata esse jogo me conquistou desde a primeira vez☀ (a proposito você deu uma bela descrição!

  93. 126 Anônimo sábado, 20/02/2016 às 2:22 pm

    eu acho muito legal eu do no nivel 48

  94. 127 matheus sábado, 20/02/2016 às 2:25 pm

    eu acho muito legal eu to no nivel 48

  95. 128 Anônimo quinta-feira, 25/02/2016 às 3:13 pm

    nunca cnsegui fazer o passarinho se transformar em candari ja dei o botao de ouro mil vezes obs viva pinata 2


  1. 1 Piñatação « 16-BIT Trackback em quinta-feira, 25/01/2007 às 1:45 pm
  2. 2 Aviso aos gamers gordos: miniaturas de Viva Piñata no Burger King - Continue » Trackback em quarta-feira, 05/12/2007 às 8:43 pm
  3. 3 Rare brinca com os fãs: adivinhe o enredo de Banjo-Kazooie 3 - Continue » Trackback em quarta-feira, 02/04/2008 às 1:30 pm
  4. 4 [Discussão de Fim de Semana] Pais e filhos e jogos - Continue » Trackback em sábado, 09/08/2008 às 9:02 pm
  5. 5 Peter Molyneux aparentemente gosta tanto da Rare quanto eu - Continue » Trackback em terça-feira, 16/06/2009 às 1:08 pm

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


