God of War 2: Não rola

Kratos Não Falar Seu L�nguaAcabei de jogar uma hora de God of War 2. Agorinha mesmo, antes de começar a escrever esse post. Era um dos jogos que estava na minha lista de pendências pra terminar. Como o PS2 estava ligado na TV (porque eu tinha usado pra assistir Tenacious D in: The Pick of Destiny esses dias), resolvi que era menos trampo jogar GoW 2 do que ligar o Wii pra tentar mais algumas classificações S no ExciteTruck. Então fui.

Como fazia tempo que eu não jogava, e quando joguei nem fui tão longe, resolvi que era mais negócio começar um jogo novo. Assim tudo ia ficar mais fresco na memória, e tal. Não ia parecer que eu caí de para-quedas na história. Beleza. A cara grande e brava do Kratos ocupava metade da tela quando escolhi a opção New Game. Aí, sem respirar, já começava a CG inicial. Uma puta cena com ele conversando com sei-lá-quem sobre sei-lá-o-quê, sabe-se-lá-onde.

Depois de alguma gostosa carnificina gratuita disfarçada de tutorial, uma voz no céu fala alguma coisa sobre “pegar a espada” e “reaver seu poder”. Kratos pergunta algo do tipo “tá me ajudando pra quê, Zeus?”. E ele responde alguma outra coisa sobre “reaver seu poder”. Tudo assim, bem vago, sob o meu ponto de vista.

Aí rola a linda batalha contra o colosso, aquela coisa cheia de brutalidade e testosterona, com a jogabilidade perfeita que garantiu uma pá de nota 10 (e um dos 9.5 mais polêmicos da história da EGM Brasil, Farah que o diga). Puta jogo legal, sem dúvida.

Até aí o carniceiro do Kratos já tava sem poder divino, e o próprio Zeus tinha vindo dar umas bifas nele. “Bifas” em romano significa “enfiar uma espada de meio metro de largura no peito”. Aí, quando o inferno o espera pela segunda vez (OMG SPOILER: no primeiro ele morre uma vez também, lembra?), Kratos recebe aquela baita revelação do tal do Gaia, o sei-lá-o-quê da terra. Deus, titã, uma coisa assim.

Agora pára tudo. Dá pra curtir um jogo assim, sem entender nada direito? Eu sou aquele tipo de cara que…

…quando joga um RPG, perde 20 minutos em cada cidade nova só falando com os NPCs;
…costuma falar mais de uma vez com os NPCs, só pra confirmar que eles vão repetir a mesma frase;
…lê cada página e faz cada missão do tutorial;
…nunca pula uma CG ou cut-scene;
…sempre assiste as aberturas dos jogos antes de começar a jogar;

Porra, mesmo os ignorados manuais de instrução, eu sempre leio!

Pra mim, jogar um jogo não é apertar os botões daquele jeitinho especial que te faz passar de fase. É aproveitar todo o conjunto da obra. E a parte mais importante desse conjunto (em um jogo como os God of War), além da jogabilidade em si, é a história. Eu simplesmente não consigo aproveitar uma parte sem a outra. Quando eu não consigo lidar com a jogabilidade, não importa o quanto a história possa ser boa — eu não consigo jogar. E quando eu não consigo aproveitar a história (e ela é importante), a jogabilidade pode ser a melhor do mundo — não rola.

É o caso de God of War 2. Pô, Sony Computer Entertainment America, colocar umas legendas é tão difícil assim!?

Eu me viro muitíssimo bem com inglês, mas ouvir um pessoal falando com aquela voz gutural característica das divindades, num linguajar meio romano-antigo, enquanto toca uma estrondosa música épica ao fundo e ruídos de guerra se fazem ouvir por todos os lados… não dá, não consigo. Talvez — talvez! — desse pra entender a bagaça toda se o volume da TV estivesse bem alto (acordando minha namorada, já que eu praticamente só jogo à noite) e a casa estivesse em silêncio absoluto (o que nem sempre é possível quando se tem cinco cachorros), mas senão a história fica toda desse jeito, na base do “ele disse mais ou menos isso”, conforme eu tava contando no início do post.

God of War é um jogo maravilhoso, com uma das melhores jogabilidades que eu já vi no gênero. Mas da história eu não abro mão. Por isso não vou jogar. E que tenha legendas no 3, senão não jogo também. Hmpf!

44 Responses to “God of War 2: Não rola”


  1. 1 Rodrigo Flausino quinta-feira, 13/09/2007 às 7:07 am

    Eu também senti falta de legendas no primeiro God of War. É uma pena, já que a história neste tipo de jogo seria bem interessante entender. Fora que qualquer “amante de mitologia grega” iria gostar (ou não) de fazer comparações entre a mitologia clássica dos livros com o jogo.

  2. 2 vinícius quinta-feira, 13/09/2007 às 8:20 am

    Sem legendas não rola, também sou dessa opinião. E o pior é saber que dentre todas as coisas que envolvem a produção de um jogo, colocar legendas deve ser uma das mais fáceis de se fazer. Chego a ficar indignado quando pego jogos sem legendas. Jésus! É tão simples, porque fica de fora?

  3. 3 borbs quinta-feira, 13/09/2007 às 11:41 am

    Eu tou pensando em comprar um PS2 só (eu disse SÓ!) pra jogar God of War — os dois. Mas agora fiquei encafifado. Eu não costumo conversar com NPCs (nunca acho que eles me ajudam), pulo alguns cut-scenes e CGs. Mas um jogo como God of War, eu PRECISO entrar na história.

    Ainda mais a história sendo qual é, envolvendo algumas das coisas que eu mais gosto.

    Não é como Gears of War, em que eu me sentia o Michael Douglas em Dia de Fúria e saia explodindo cérebros por aí, sabendo que “aliens dominaram a Terra” bastava. =]

    Creio que, se eu acabar comprando o PS2, vou ter que passar algumas horas no Wikipedia. E danem-se os spoilers. =]

  4. 4 Fabio Bracht quinta-feira, 13/09/2007 às 12:39 pm

    Compre um PS2 (ou arranje um emprestado com alguém e use o dinheiro pra comprar Rock Band do 360! \o/), mas não jogue SÓ God of War, amigo Borbolla.

    Jogue Shadow of the Colossus. Depois ICO. DEPOIS God of War. E aí, só então, me agradeça.😛

  5. 5 borbs quinta-feira, 13/09/2007 às 1:16 pm

    SHADOW OF COLOSSUS! =D
    MUITÍSSIMO BEM LEMBRADO! =D
    Assim como bem lembrou do dinheiro do Rock Band. =D

    Pior que eu não consigo imaginar como a Bateria viria pra mim sem taxas… =D

  6. 6 Igor quinta-feira, 13/09/2007 às 8:23 pm

    Eu ainda não joguei o 2, mas quando joguei o 1 lembro que não tive problemas com o inglês. Algo na minha memória até me fez acreditar que tinha legendas. E, sim, jogue SoTC, ICO. Aí, se você não suspirar em todos os jogos e pensar “não é a mesma coisa…”, jogue GoW.😉

  7. 7 Gedarius sexta-feira, 14/09/2007 às 1:39 pm

    Bom eu gosto muuuuuito do “gow” e apesar de não ter o ps2 por falta de tempo p/ jogar, acho ele um jogo mais que dahora!!!! e sim, o GoW 1 tem legenda. abrçs

  8. 8 Lucas Patricio sábado, 15/09/2007 às 10:27 am

    Mais um post “polêmico”, hehe.
    Olha, eu gosto muito de GoW2. Joguei bastante no trabalho quano ele lançou, e só não joguei mais porque não tenho mais PS2 em casa.

    As primeiras 3 horas de gameplay (que foi o que eu joguei) eu tive essa sensação que vc teve, Fábio. Mas eu acho que um jogo como GoW se tiver pausas excessivas pode acabar quebrando o rítimo. Mesmo que um pouco.

    Mas eu concordo que legendas são essencias…Ainda mais para um jogo como esse vendido em todos cantos do mundo!

    E pra terminar, deixa eu confirmar que eu tb:

    “…quando joga um RPG, perde 20 minutos em cada cidade nova só falando com os NPCs;
    …costuma falar mais de uma vez com os NPCs, só pra confirmar que eles vão repetir a mesma frase;
    …lê cada página e faz cada missão do tutorial;
    …nunca pula uma CG ou cut-scene;
    …sempre assiste as aberturas dos jogos antes de começar a jogar;”

    hehe, abraços!

  9. 9 Alexei Barros sábado, 15/09/2007 às 7:10 pm

    Puxa, muito bem apontado primo Bracht. É incrível como os produtores se preocupam com tantos outros detalhes, mas acabam esquecendo de elementos básicos esse. Um jogo que me lembro que desisti de jogar por causa disso era o Dino Crisis do PlayStation. Era necessário tomar decisões importantes baseadas nas informações ditas pelos personagens sem legendas…

  10. 11 Gil "Outer Heaven" domingo, 16/09/2007 às 4:28 pm

    bom, meu inglês não é dos melhores, mas consegui acompanhar bem o enredo… ¬_¬ mas realmente, umas legendas ali seriam muito bem vindas. Mas são jogos assim que me forçam a “aprender” mais… @_@

  11. 12 Fabio Bracht domingo, 16/09/2007 às 7:46 pm

    Seria bom pra aprender se fosse uma linguagem clara. Eu assisto seriados com a minha namorada, muitos sem legenda, e isso é “aprender” pra mim. Mas como eu disse: no God of War, o pessoal fala com vozes estrondosas, com uma música épica altíssima no fundo, e geralmente cheio de ruídos atrapalhando. Isso te atira pra longe da experiência do enredo. Pra mim é frustrante…

  12. 13 Luiz Eduardo sexta-feira, 21/09/2007 às 9:49 pm

    Bem-vindo ao clube!

    Sinceramente, só terminei porque tinha pegado original. O final é muito bom e até deu pra pegar, mas boiei por metade do jogo.

  13. 14 Argus quarta-feira, 26/09/2007 às 5:11 pm

    É, concordo.

    =| mas atualiza, porra.

  14. 15 Milena Wiek (meninaquejoga) sábado, 29/09/2007 às 9:33 pm

    Oi, Fabio! Obrigada pela sua visita à “obra”… Seu elogio vale muito!

    Quanto ao calendário: tá COBERTO de razão. Eu ainda estou mexendo nos widgets e plugins (meio confusa bout that, na verdade). Tirando-o AGORA. : )

  15. 16 mari quarta-feira, 10/10/2007 às 2:06 pm

    concordo em genero, numero e grau !

  16. 17 IEU sábado, 17/11/2007 às 10:01 am

    Procure no Youtube por god of war, tem a turma do Sabotage legendou todas as animações do 1 e 2. Entendi tudo, aliás, táo pronto pra virar filme, é só escolher um ator mais ou menos e colocar o Spielberg pra dirigir!

  17. 18 Yoda domingo, 16/12/2007 às 8:28 pm

    Pa eu gustei do god of war voses e k n presebem a historia
    akilo presebese bem ninguem tem culpa k maioria n sabe ingles

  18. 19 Lucy terça-feira, 08/01/2008 às 4:55 pm

    kkkk…
    Adorei o post… e o pior eh q eu sou ke nem ele… =/
    Não bro mao da historia pq jogo tbm tem ke ter conteúdo…
    Mas como eu me dou mto bem no ingles, adorei a historia, apesar d tudo, o jogo tem seu “começo-meio-fim”…

    Deu pra entender tudo (pelo menos eu… sorry^^’ ), mas conordo com ele e tbm acho ke deveria ter uma legenda… apesr de eu ter entendido tudo, o jogo veio pra outros países, neh? eles devaim pensar nisso tbmm…. ¬¬’

    bjO

  19. 20 Mark sábado, 12/01/2008 às 9:19 am

    Voce não sabe o que tá falando!!! como vc tira uma opinião dessas se vc nem jogou até o final…

  20. 21 fillipe quarta-feira, 26/03/2008 às 7:56 am

    tá mais facil entender inglês do que o post desse aí !! ( Yoda )

  21. 22 Anônimo sábado, 26/04/2008 às 10:22 am

    O cara tem razão em relação a legenda…….Naum deveria ter so legenda em ing tbm deveria ter br….. ja que o jogo e bastante vendido aki…..mesmo o original………… O god of war 1 ja tem legenda em br…………….. so falta o 2……….

  22. 23 Filipe sexta-feira, 09/05/2008 às 10:38 pm

    Concordo com o fato das legendas.. também sou desses que tenta aproveitar o máximo da leitura nos jogos, fico preso no cenário tentando ver se há algo mais a se fazer ou se realmente posso ir para a próxima etapa. rsrss.
    Mas será que não é bom esperar para chegar ao fim do jogo para ver se entende tudo o que se passou no começo? Pode ser que funcione. Tambem estou jogando, porém não terminei. Fico na mesma situação que você de não saber o que se passa e tal. Mas de repente pensei que fosse como nos filmes daqueles que você não está entendendo nada no começo mas que no final desencadeia coisas que te fazem entender o início.
    É isso.

    Gostei do blog.
    Abraços..

  23. 24 tradutor sexta-feira, 18/07/2008 às 8:10 pm

    weeeeeeeeeeeee consgui traduzir go of war 2.
    +tem um probleminha.
    sera q tem como extrair os videos do arquivo part1.

  24. 26 jonh quarta-feira, 17/09/2008 às 3:48 pm

    eu quero jogar esse jogo agora senão vai para o xilindró

  25. 27 jean quarta-feira, 17/09/2008 às 7:23 pm

    para aqele que escreveu ´´Nao falar seu lingua“ esta errado pois e a sensaçao do momento deis de 2005

  26. 28 joaquim quinta-feira, 23/10/2008 às 9:27 am

    o jogo god of war È muito legal

  27. 29 vitor quarta-feira, 17/12/2008 às 7:55 am

    tambem concordo devia ter legendas,só fiquei sabendo(mais ou menos) da história porque sou um dos caras mais viciados e entro em todos os sites do jogo.mas as falas deles eu ainda não entendo .

  28. 30 vitor quarta-feira, 17/12/2008 às 7:59 am

    ate que eu gosto dos barulhos so quero a legenda nao o fim dos ruidos e das musicas tam tam tarara tamtam tarararam

  29. 31 will quarta-feira, 28/01/2009 às 10:23 am

    como faz para jogar???

  30. 32 RAYANE MUNIZ F. VITO terça-feira, 10/02/2009 às 10:03 pm

    QUERIA LEVAR O EU JOGO DO GOD OF WAR MAS NÃO POSSO PORQUE EU VOU VIAJAR PARA OS ESTADOS UNIDOS.

  31. 33 lucas domingo, 15/02/2009 às 11:44 am

    ow augem sab como fasso pra passar no god of war 2 depois q passa ums pilar q ficao caindo tem uma pot q acaba do nada oq eu fasso?

  32. 34 William segunda-feira, 15/06/2009 às 10:03 am

    Cara, eu até concordo que uma opção para ativar legendas seria uma boa, mas discordo de você quando disse que isso prejudica o jogo e tal… e dá para entender o que eles falam. Muita coisa eu não entendia, mas procurava na Internet e achava o vídeo traduzido. E outra, como você não sabe a história do game? Você jogou o GoW1? Entendeu a história? A história pode ser resumida facilmente para leigos e os diálogos podem ser compreendidos para o desenrolar da trama. (pô se eu que não manjo de inglês e aprendi o que eu sei na base da tradução e curiosidade entendi pelo menos uns 90%, você isse que se vira bem deveria ter feito um comentário melhor sobre o game.) Nota 10 para o game e 0 para o seu comentário que na minha opinião piorou o entendimento daqueles que não conhecem o jogo e não sabem o que estão perdendo.

  33. 35 Anônimo quarta-feira, 08/07/2009 às 5:58 pm

    comoq poe legenda no gow 2

  34. 36 QueenPenelope segunda-feira, 19/10/2009 às 1:02 pm

    Puxa cara, sofro do mesmo mal. Sabe o que eu acho: penso que a Sony, não tá nem aí pra gente aki “de baixo”, sacou??? Eu joguei o um com legendas, hackeado, foi o máximo, agora tenho que me esforçar pra tentar entender o que que é que tão dizendo, aafff!!! Que luta!!!!

  35. 37 Deivisson segunda-feira, 15/03/2010 às 10:40 am

    Estou jogando o God of War 1 e estou numa fase que não sei qual é….hahahahahha
    em cima tem uma porta que só se abre se colocar uma caixa em cima mais fecha rapidinho. e em baixo tem uma corda e os inimigos brigando do outro lado….
    não consigo de jeito nenhum passar dessa fase…
    me ajuda por favor….
    obs: se vc entendeu onde eu estou
    eu copiei da FLAVIA pois estou na mesma dificuldade me ajudem pelo amor de DEUS esse jogo é muito bom

  36. 38 Deivisson segunda-feira, 15/03/2010 às 10:41 am

    Estou jogando o God of War 1 e estou numa fase que não sei qual é….hahahahahha
    em cima tem uma porta que só se abre se colocar uma caixa em cima mais fecha rapidinho. e em baixo tem uma corda e os inimigos brigando do outro lado….
    não consigo de jeito nenhum passar dessa fase…
    me ajuda por favor….
    obs: se vc entendeu onde eu estou
    eu copiei da FLAVIA pois estou na mesma dificuldade me ajudem pelo amor de DEUS esse jogo é muito bom

    meu msn é
    deivisson92@hormail.com

  37. 39 Rodrigo quinta-feira, 29/04/2010 às 1:29 pm

    Porra vai ser lerdo assim na PQP
    de primeira ja intendi!!!
    só saber basico em ingles q vc entende….
    se naum jogo o primeiro vai fica perdido mesmo….
    se souber um pouco de mitologia grega vc vai saber quem é Gaia!

  38. 40 Cláudio segunda-feira, 17/01/2011 às 9:04 am

    Pessoal, eu tenho o God of War 1 e 2 legendados…

    Meu irmão conseguiu baixando na internet…

    Eu tinha salvado o jogo sem a legenda, depois que joguei com a legenda, entendi tudo, deu até mais gosto de jogar…

    Muito bom, vale a pena jogar…

    Abraços…

  39. 41 Thiago domingo, 15/01/2012 às 3:56 pm

    Cara, eu pensei que god of war era trilogia, mas não é. Eu gostei muito do jogo e eu não tenho que reclamar do God of War I ( apesar de eu não ter zerado ) mas eu comprei veio com legenda PTBR. Já o God of War II eu zerei, mas não curti muito porque não vinha com legenda e o meu Inglês não é pra lá de bom. Mas eu adorei sobre o que você postou e tomara que o God of War IV venha com legenda.

  40. 42 Julieltom.coutinho segunda-feira, 03/02/2014 às 1:44 pm

    Sew fdp vao toma no cu nao me ajudaram em nd


  1. 1 Rodrigo Flausino » Análise - God of War Trackback em sexta-feira, 05/10/2007 às 10:32 pm
  2. 2 Rodrigo Flausino » Análise - God of War 2 Trackback em segunda-feira, 12/11/2007 às 8:25 pm

Deixe uma resposta

Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


