Gamers: novidade boa no “mercado” brasileiro de games

Logo da GamersPablo Miyazawa, que invariavelmente é sempre o primeiro a saber de qualquer grande notícia que envolva as palavras “games” e “Brasil” simultaneamente, deu o furo no Gamer.br esta manhã:

O Luiz Passos Paredes, ex-gerente de marketing da Microsoft para América Latina (relembre aqui), convocou a mim e outros comceituados profissionais do jornalismo para um happy hour, no qual ele revelaria “uma novidade revolucionária para o mercado de games brasileiro”. (…) Cheguei atrasado – óbvio – e a tal novidade já havia sido revelada para a meia dúzia de pessoas que ali se encontrava (três deles são meus colegas de profissão). A mais nova empreitada de Paredes chama-se Gamers, mas nada tem a ver com a revista homônima ou com a Microsoft. A Gamers é uma rede de megalojas especializadas em videogames que está chegando ao Brasil – mais especificamente na cidade de São Paulo – ainda este ano. Segundo Paredes, a Gamers será uma loja diferenciada e que deve “elevar o nível do mercado nacional”. O foco é o mercado de elite: apesar de os preços não ficarem distantes aos de outras lojas do território nacional, a diferença deve ficar por conta do atendimento de Primeiro Mundo ao consumidor.

Ao final do post (que é bem maior do que este pequeno trecho que coloquei acima), Pablo pergunta: “Enquanto isso, surgem as perguntas óbvias sobre a chegada da Gamers ao país: as coisas mudam ou não mudam? Se sim, para melhor ou pior?” E eu, aproveitando que faz um tempão que não comento no blog do colega, teço um comentário desnecessariamente grande, que reproduzo abaixo (não deixe de ler o texto do Pablo antes de ler a minha opinião, ou algumas coisas ficarão fora de contexto):

Duas empresas grandes, bem-sucedidas em seus lugares de origem, que chegam quase ao mesmo tempo e cheias de vontade de encarar o apático mercado brasileiro. Regresso não há de vir daí.

Não sei se é o caso da Synergex, mas a Gamers é uma potencial anunciante de peso para os veículos de games, por exemplo. Uma coisa que dá meio pena de ver nas revistas nacionais é a total falta dos grandes anunciantes que rolam nas revistas gringas. Aqui praticamente só tem anúncio de loja safada que vende PS2 desbloqueado na Sta Ifigênia.

E com uma loja bacana, especializada no segmento, talvez outras cadeias de varejo que já trabalham com games (como a Fnac, entre outras), possam começar a “se aprumar” e dar mais atenção a esse mercado.

Enfim… acho que a grande notícias que poderia haver pros games nesse nosso país continua sendo, mais do que a instalação de qualquer grande empresa por aqui, a reestruturação das taxas de importação sobre consoles, jogos e acessórios que entram no Brasil. É isso que o mercado precisa e é isso que o povo quer ouvir.

Mas nem por isso a Gamers deixa de ser uma grande notícia.

E repasso a pergunta a você, leitor do 16-BIT (que nunca viu tantas atualizações numa mesma semana): o que acha dessa novidade? É motivo pra comemorar ou não vale nem o esforço de clicar em “comentar”?

PS.: Dei uma pesquisada no Google agora (queria achar uma imagem ou logo para ilustrar o post) e não achei nenhuma menção à tal rede de lojas mexicana. Será que ela é tão grande quanto esse anúncio faz parecer? (Atualização: de acordo com os posts do GameBlog, onde eu achei a imagem lá de cima, é uma grande rede com 70 lojas no México e duas no Chile, onde ela começou a atuar a apenas dois meses.)

PPS.: Na verdade, quem deu o furo foram os grandes Luiz Siqueira e Nelson Alves Jr., em uma dupla de posts ontem à noite no GameBlog. Valeu pela correção, Fabão! É que a gente já é tão acostumado a ver o Pablo dando altos furos por aí…

13 Responses to “Gamers: novidade boa no “mercado” brasileiro de games”


  1. 1 TP quinta-feira, 18/10/2007 às 12:24 pm

    http://www.gamers.com/

    esse ai é o site, e parece ser sim uma grande rede…

  2. 2 Fabio Bracht quinta-feira, 18/10/2007 às 12:55 pm

    TP, tem certeza? Isso não parece de maneira alguma ser site de loja. Além do mais, sendo uma rede mexicana, eu esperava um domínio “.mx”…

  3. 3 Vânius quinta-feira, 18/10/2007 às 2:36 pm

    Pois é, pelo jeito eles nem tem site. Eu também não achei.

  4. 4 Jonatas Bueno quinta-feira, 18/10/2007 às 2:53 pm

    Oba!!
    Muito Boa a noticia!!
    Quem sabe,daqui um tempo…poderei comprar meus primeiros jogos originais para algum console…
    ou quem sabe…
    comprarei meu wii,com garanti,suporte tecnico e pago em 100 parcelas,sem juro,para 60 dias depois da compra….

    uhuhuhu

    sem falar que se a loja for uma megastore que nem FNAC,vai arrasar!!

    abraços veiu
    postarei alguma coisa no meu blog e te citarei
    =]

  5. 5 Farley quinta-feira, 18/10/2007 às 6:54 pm

    Não sei se acho tão-tão essa notícia não. O único diferencial ao meu ver é o fato de ser uma loja exclusivamente de jogos, mas os preços ainda devem continuar exorbitantes. Fico pensando talvez no fato de ter uma loja grande pra poder testar games e consoles, aí sim se torna algo legal.
    Grande mesmo vai ser o dia que abaixarem esses impostos malignos…

  6. 6 Carlos Monteiro quinta-feira, 18/10/2007 às 10:32 pm

    É assim que descobrimos quem é e quem não é profissional.
    O cara é tão paga sapo do Pablo que foi falando um monte de bobagem se saber quem realmente ficou sabendo o que antes.

    Por isso não está mais trabalhando no ramo.

  7. 7 Igor quinta-feira, 18/10/2007 às 11:30 pm

    Pois é. Fico com um pé atrás, achando que vai ser só uma nova UZ games talvez um pouquinho maior…

  8. 8 borbs sexta-feira, 19/10/2007 às 10:42 am

    Sabe o que eu acho foda? Que adianta uma maldita loja de games a mais com esse absurdo de preços? Ok, jogos de PC beleza. Mas consoles? Não conheço, sinceramente, ninguém que compre originais aqui no Brasil. Eu mesmo, é tudo direto dos EUA. Sai, às vezes, 3 vezes menos — incluindo impostos, que nem sempre são pagos.

  9. 9 Fabio Bracht sexta-feira, 19/10/2007 às 11:16 am

    Carlos: Eu dei o crédito para o GameBlog e assumi o erro no meu texto, assim como assumo agora de novo. Em todo o caso, o GameBlog já entrou para a minha lista “olhar pra ver se não deu a notícia antes”. Os caras são bons, mas o site deles não tem RSS, e pelo RSS do blog do Pablo foi que eu fiquei sabendo.

    Toquemos o barco.

  10. 10 TP sexta-feira, 19/10/2007 às 11:52 am

    Esse site ai está junto de um logo que achei deles, tava como empresa mexicana do ramo de jogos.

  11. 11 Gil "Outer Heaven" sábado, 20/10/2007 às 1:01 pm

    Como sempre, o PB dando o furo… u_u isso é tão duplo-sentido-na-mente-de-brasileiro… uahahaha

    *_* mas parece que as coisas estão melhorando para os jogadores brasileiros, agora só falta os impostos baixarem e tornar a venda / produção nacional dos jogos compatíveis com a realidade. Ai sim, o Brasil vai virar o Éden, afinal, não temos terremotos, maremotos, vulcões (ao menos não ainda), só apenas uma péssima política e gente gananciosa no poder disfarçado de “homem do povo”

    E viva o Chapolin Colorado e Chaves! \o/

  12. 12 Lucas Comitre Martinez quarta-feira, 31/10/2007 às 5:48 pm

    AAAH!!! Quanta coisaaaaa! Pensei que tivesse abanmdonado o 16-BIT e derepente me aparece com 10 posts! (ou quase, não contei =D).
    Enfim, enquanto vou lendo vou comentando os mais interessantes.
    Com a aprovação da alteração da lei de jogos eletronicos (vulgo adeus impostos exorbitantes finalmente) parece que vamos ter várias investidasdo mercado exterior, essa na verdade é a terceira, além da Synegex outra grande empresa de games internacional anunciou que iria entrar no Brasil.
    PS.:-Ah! Grande informação né! “outra grande empresa de games internacioanl”…hehe, vou tentar lembrar o nome dela e depois eu comento denovo… hehe


  1. 1 Rodrigo Flausino » Gamers - Nova loja de games no Brasil Trackback em quinta-feira, 18/10/2007 às 8:40 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


%d blogueiros gostam disto: