O mundo dos videogames é um ambiente praticamente inabitável para quem vem de fora. É uma bolha difícil de sair, mas ainda mais difícil de entrar. Quem não sabe jogar videogame e tenta uma partida de Winning Eleven, inevitavelmente sai resmungando "como é que vocês conseguem jogar com tantos botões?". E quem quer ler sobre o assunto acaba sempre esbarrando em palavrões como third-party, MMORPG e Hack-'n-Slash e sai resmungando "Por que não inventaram um dicionário com essas palavras e siglas aí?".

Bom, um dicionário podem não ter inventado, mas um glossário eu posso arrumar para vocês.😉

————————————

 

[A]

[B]

[C]

CG

– Sigla para Computer Graphics, que significa Computação Gráfica. É a sigla pela qual são chamadas as sequências de animação (normalmente introduções ou "viradas") nos jogos. Como são cenas pré-escritas e, portanto, não necessitam de cálculos do processador para serem geradas, estas cenas podem utilizar-se de uma qualidade gráfica muito superior à vista no jogo (ver "in-game").

CGI

Computer Graphics Imagery. No mundo dos games, tem o mesmo significado de CG (ver "CG"), enquanto que no que se refere à cinema, costuma descrever cenas de animação que interagem com personagens reais, como o personagem Gollum, da série O Senhor dos Anéis.

[D]

[E]

E3

– É uma espécie de sigla, que significa Electronic Entertainment Expo e refere-se à maior feira de videogames do mundo, que acontece todo mês de maio em Los Angeles. A E3 é o centro do calendário de todo gamer, e o mundo pára anualmente para prestar atenção ao que se diz na E3, já que tradicionalmente é onde grande parte das maiores notícias e revelações são levadas à público.

EGS

Electronic Game Show. Apesar do nome em inglês, a EGS foi a primeira feira de games (nos moldes da E3) a acontecer no Brasil, no ano de 2004, e até hoje é a maior.

[F]

First-party

– Diz-se da empresa produtora de algum jogo quando é ela própria a fabricante do console para o qual o jogo é produzido. Por exemplo, quando a Nintendo faz um jogo para um console da própria Nintendo, ela é uma produtora first-party. O jogo em questão também é comumente chamado de first-party. (Ver "Second-party" e "Third-party".)

FMV

Full Motion Video, outro nome para CG (ver "CG").

Force Feedback

– Função que alguns periféricos têm que traduz algum acontecimento do jogo em força física contra o jogador. Um exemplo prático: quando você joga um um jogo de corrida em casas de arcades (fliperama), normalmente o volante exerce uma força contrária, como se fosse o de um carro mesmo, não é? Isso é force feedback. Você virou o volate para um lado e o volante "resiste", fazendo força para o lado contrário, imitando a relidade.

[G]

GDC

-"Game Developers Conference". Evento onde os desenvolvedores de jogos se reúnem para trocar experiências e ouvir palestras. Frequentemente, as empresas aproveitam a visibilidade do evento para divulgarem algumas novidades. Acontece sempre algumas semanas antes da E3. (Ver "E3".)

[H]

Hack-'n-Slash

– Diz-se de um estilo de jogabilidade que se baseia simplesmente em violência pura e simples. Se um jogo consiste basicamente de escolher um personagem e sair com elepelas fases, batendo em tudo que se aproximar até que não sobre mais nada em pé na última fase, esse jogo pode ser considerado um Hack-'n-Slash.

Headset

– Fones de ouvido e microfone combinados em um único aparelho.

[I]

In-game

– Diz-se do estado do jogo em si, enquanto controlado pelo jogador. Diferentemente das CGs (ver "CG"), em situações in-game todos os cálculos (de física, inteligência artificial e iluminação dinâmica, por exemplo) são processados pelo console simultaneamente aos gráficos do jogo, que, portanto, não podem chegar ao seu limite de qualidade.

[J]

[K]

Killer-app

– É o termo pelo qual são chamados os jogos mais importantes e esperados de cada console. Jogos que têm um grande potencial, que fariam as pessoas se decidirem pela compra do videogame apenas para poder jogar este determinado jogo.

[L]

[M]

MMOG

Massive Multiplayer Online Game. É um gênero de jogo, predominante nos PCs, no qual centenas ou milhares de pessoas pode jogar simultaneamente.

MMORPG

– "MM" vem de Massive Multiplayer, que significa "Jogo Massivo de Múltiplos Jogadores". "O" vem de Online, que significa que é jogado via internet. E "RPG" vem de Role Playing Game, que é um estilo de jogo onde você controla e interpreta um personagem em um mundo fictício.

[N]

Nintendo Wi-Fi Connection

– Serviço de jogos online da Nintendo.

[O]

[P]

Point-and-Click 

– "Apontar-e-Clicar". Estilo de jogabilidade típico de computadores (por usar quase que exclusivamente o mouse), no qual os os personagens não são controlados diretamente, mas ao invés disso o jogador aponta para algum lugar, pessoa ou objeto e clica, fazendo com que o personagem faça alguma ação com aquele objeto, fale com aquela pessoa ou ande até aquele lugar. Muito usado em jogos do início da década de 90, como Full Throttle, The Dig, Sam & Max – Hit The Road e Day of The Tentacle.

[Q]

[R]

[S]

Second-party

– Diz-se da empresa produtora de algum jogo quando ela trabalha exclusivamente para uma determinada fabricante de consoles. Por exemplo, a Retro Studios é a produtora da série Metroid Prime, cujos jogos lançados exclusivamente para o GameCube, um console da Nintendo. Por isso, a Retro Studios é uma Second-party da Nintendo. O jogo em questão também é comumente chamado de Second-party. (Ver "First-party" e "Third-party".)

Single Player

– Modo de jogo para apenas um jogador.

[T]

Third-party

– Diz-se da empresa produtora de algum jogo que é lançado para múltiplos consoles de fabricantes diferentes. Por exemplo, a Eidos Interactive é a produtora da série Tomb Raider, cujos jogos são lançados para praticamente todos os consoles disponíveis no mercado. Por isso, a Eidos Interactive é uma empresa Third-party. (Ver "First-party" e "Second-party".)

[U]

[V]

[W]

Wi-Fi

– "Wireless-Fidelity" (ver "Wireless").

Wireless

– Traduzindo: "Sem fios". Diz-se de todos os componentes que interagem com outros sem a utilização de fios entre eles. O controle remoto de sua TV é um dispositivo wireless. Assim como os controles dos videogames da nova geração.

WFC

– (Também "Nintendo WFC".) Sigla para "Nintendo Wi-Fi Connection". (Ver "Nintendo Wi-Fi Connection".)

[X]

[Y]

[Z]

————————————

Fique à vontade para sugerir qualquer palavra para ser incluída aqui. É só postar a sua sugestão nos comentários de qualquer post do blog!

13 Responses to “Glossário Gamer”


  1. 2 b4kura quarta-feira, 07/02/2007 às 1:43 pm

    Rapaz, FMV não é a mesma coisa que CG. FMV são aqueles videos Live Action que vários jogos antigos usavam. Um exemplo recente de FMV são as cenas de NFS:Most Wanted e Carbon, que mistura atores reais com cenários em CG.

  2. 3 b4kura sexta-feira, 09/02/2007 às 11:11 pm

    Uma pesquisa no wikipedia revelou que eu estava errado😦

    Sempre me referi a FMV como aquelas cenas em live-action…

  3. 5 maycão terça-feira, 13/02/2007 às 8:29 pm

    como fais para emtra no jogo

  4. 6 maycão terça-feira, 13/02/2007 às 8:30 pm

    como fais para joga

  5. 7 Ruby Moon sábado, 31/03/2007 às 1:54 pm

    Side scrolling beat-‘em-up talvez? Lembra desses?😛

  6. 8 Fabio Bracht sábado, 31/03/2007 às 3:10 pm

    Na verdade faz vários meses que eu não adiciono nada aqui. Acho que essa seção vai cair.😛

  7. 9 mimi segunda-feira, 30/06/2008 às 2:48 pm

    Eu gostava de ter pokemon diamond perola

  8. 10 Michael Tim sábado, 28/02/2009 às 3:13 pm

    I love your site!🙂

    _____________________
    Experiencing a slow PC recently? Fix it now!


  1. 1 16-BIT » Blog Archive » Guitar Hero II - Let’s rrrock again! Trackback em segunda-feira, 15/05/2006 às 11:28 pm
  2. 2 16-BIT » Blog Archive » Preview Top10: Melhores games de DS presentes na E3 Trackback em terça-feira, 16/05/2006 às 3:23 pm
  3. 3 16-BIT » Blog Archive » Mais Sam & Max! Trackback em sexta-feira, 26/05/2006 às 11:07 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fabio Bracht's Facebook profile

Meus Outros Blogs

Add to Technorati Favorites



Browse Happy logo


%d blogueiros gostam disto: